29 de abril de 2009

1974-25 de Abril


REVOLUÇÃO DOS CRAVOS


Nesse dia, todos os elementos do Grupo, estavam no exercício das suas actividades profissionais,alguns ao sairem de casa, já tinham conhecimento do que se estava a passar, outros não.

De inicio houve alguma apreensão com o desenrolar dos acontecimentos, dado a intensidade de noticias através principalmente da rádio, uma vez que a RTP encerrava às 24 horas.

Todos os apelos foram no sentido de se manter calma e serenidade foi o que se tentou fazer, tanto assim que a maioria trabalhou durante todo o dia.

A Revolução encabeçada pelas Forças Armadas foi um êxito, não houve derramento de sangue e o Povo veio para a rua aplaudir e oferecer cravos vermelhos, que ainda hoje são o simbolo desse dia.

Assim "morreu" a Ditadura de quase meio século, e iniciou-se uma nova era pela DEMOCRACIA, PROGRESSO e LIBERDADE.

(Deolinda, Graciete, João e Margarida)

3 comentários:

Macua de Nacala disse...

Queridas/os amigas/os:

Foi pena eu não ter estado no vosso grupo(para esta pergunta).

Por quê,dirão...

Eu teria uma resposta diferente certamente já que eu me encontrava em Moçambique.

Podeis crer que enquanto cá se "cantava " vitória... nós lá, ficámos muito apreensivos.

Como seria feita a "decolonização"?
Como sería o nosso futuro?
Estávamos "entregues a nós próprios", como na realidade se verificou.

Tenho quase a certeza de que cá ninguém pensou nisto.

Um abraço

Elisa

Maria da Cruz disse...

No dia 25 de ABRIL de 1974, dava aulas na Esola de Chã a Laranjeira com a colega Júlia Rato, e mal tinhamos saído do carro, tinhamos à nossa espera uma mãe de um aluno para nos dar a notícia da Revolução que estava a acontecer em Lisboa!Por acaso,durante a viagem achamos estranho a Rádio Renasceça transmitir música clássica , mas nunca pensamos o que pudesse estar a acontecer!
Essa senhora , que era a dona do Posto Público,onde podiamso telefonar,pois não havia telemóveis,foi avisar - nos que o meu marido tinha ligado dizeno o que se passava em Lisboa, e para regressarmos a casa.
Ficamos preocupadas e voltamos para LEIRIA, esperando os acontecimentos!!!!!

Graciete disse...

Eu estive a trabalhar mas só de manhã, também estava fora de Leiria, quando cheguei fui fazer algumas compras principalmente de bens alimentares pois naquela altura o normal era não ter qualquer reserva, felizmente tudo foi pacifico.
A Elisa estava noutra situação e decerto não foi nada fácil recomeçar por cá.
Graciete