23 de abril de 2009

Ler e saborear!

Os livros são mágicos!
Contam-nos histórias
Ensinam-nos
Ajudam-nos a pensar e a reflectir
Dão-nos prazer
Juntam-nos a outras pessoas...
São verdadeiros amigos!


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se um pouco por todo o Mundo. Foi instituído pela UNESCO, no ano de 1996, em honra e memória de grandes escritores, entre os quais Cervantes e Shakespeare.

Recentemente, a UNESCO e Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciaram o lançamento da Biblioteca Digital Mundial, que podem consultar no seguinte endereço:
http://www.wdl.org/pt/

Na Wikipédia podemos consultar mais informações sobre isso:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_Digital_Mundial

Em Portugal, como forma de promover a leitura e aumentar os níveis de literacia dos portugueses, o Governo dinamiza a iniciativa Plano Nacional de Leitura, da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares.

Ler mais na escola, em família, nas bibliotecas e um pouco por todo o lado!
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/

Mas não se podem esquecer os Direitos dos Autores!
A autoria e pertença de um conteúdo associado a uma ou mais pessoas, a instituições; questões como a partilha e cedência de conteúdos, ideias, textos, bem com, a publicação de conteúdos e informações na Internet, que se alargou fortemente nos últimos anos a grande parte da população mundial levanta alguns problemas e interrogações...
Devemos ter em consideração a autoria de textos, imagens, vídeos quando pesquisamos na Internet e depois os queremos usar.

Para abordar e explicar estas questões existe a Sociedade Portuguesa de Autores, por exemplo, entre outros:
http://www.spautores.pt

1 comentário:

Susana disse...

Olá Professora Joana e todos os amigos do Teclar!

O dia do livro deve ser todos os dias, no entanto ao celebrá-lo tentamos dar-lhe um significado ainda mais forte!
Para mim, ler é muito importante, através da leitura crescemos e construímos a nossa identidade. Porém, o facto de termos de ler na escola, por imposição, torna o momento da leitura menos interessante, mas este aspecto deve ser trabalhado através da mediação da leitura...talvez um dia possamos falar mais sobre este assunto. Mas claro que ler de livre vontade um romance, uma aventura, ou mesmo um clássico é um prazer!
Gostaria de partilhar convosco este site, que talvez muitos já conhecem: http://www.casadaleitura.org/

A Casa da Leitura permite aos pais, professores e profissionais da educação retirarem ideias sobre as leituras mais adequadas para os pequeninos, sendo que se divide em quatro etapas, consoante as idades (pré-leitores; leitores iniciais; leitores medianos; leitores autónomos).

Poderá ser uma boa ajuda para qualquer outro trabalho que os Crescidos realizem com os pequeninos e também para a Professora Conceição.

Beijinhos para todos,

Susana Melo