20 de setembro de 2009

Viajando no Tempo e....

... e na História


Acabei de regressar da Horta
Onde fui a passear,
Assim passei mais uma porta
De paisagens, para meditar.


Recordando os Capelinhos

É esta a estranha beleza árida e vulcânica, que demonstra sem qualquer margem de dúvida a grande força da natureza. Aqui e sem beliscar a paisagem vulcânica inóspita, uma vez que se encontra soterrado, foi construído o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, com carácter informativo, didáctico e científico, inaugurado em Agosto de 2008 . Esta actual paisagem é diferente de toda a própria imagem verdejante e florida da ilha do Faial.

Foi no dia 27 de Setembro de 1957, depois de dois dias em que a terra tremeu, quase ininterrupamente, colocando em sobressalto as populações da ilha, sobretudo as das freguesia mais próximas, que em pânico abandonaram as suas casas, implorando a misericórdia divina.

Neste dia, logo pela manhã, foi com grande ansiedade das populações mais próximas que avistaram, no mar, muito perto dos ilhéus dos Capelinhos, o mar em ebulição, expelindo escórias a vários metros de altura, facto que causou grande pânico em toda a ilha.

Ainda hoje são bem visiveis as marcas deixadas por esta erupção que para além da destruição e soterramento de muitas casa e igrejas, também a própria ilha aumentou cerca de 2,5 quilómetros quadrados, sendo hoje esta área um pouco inferior por erosão do mar e do vento, tendo em conta que as lavas expelidas foram poucos consistentes, sobretudo areias.




2 comentários:

Helena disse...

Olá Zé Ricardo:
Lindas são as suas fotos e muito interessante é a sua reportagem. Assim, temos oportunidade de reavivar a nossa memória e actualizar os nossos conhecimentos. É mesmo uma revisão da matéria dada já há tantos e tantos anos.
Obrigada e pode continuar com estas revisõezinhas que nos refrescam e não nos deixam pensar que o Alzheimer vem por aí, visto que hoje é o dia desta doença que tanto nos amedronta....Deus permita que ela nunca chegue para ninguém da nossa Amizade...
Obrigada e um abraço
Lena m. s.

Helena disse...

A Ilha do Pico também me impressionou muito, principalmente na parte vulcânica! Achei fabulosa e lembrei-me agora ao contemplar estas fotos vulcânicas, espectaculares...
São lindíssimas pena é que tenham provocado tanta e tanta desgraça...