14 de dezembro de 2009

Natal da minha Infância

No Domingo estivémos num almoço de Natal com todos os amigos do Teclar, Prof. São e a nossa querida Professora Joana. Foi uma tarde muito divertida e agradável para a qual a Mª da Cruz (nossa reporter fotográfica), já fez um P.Point.
Mas... como a Prof. São me pediu para eu escrever algo sobre os meus Natais Africanos e como sei que nem todos vão ao BLOG: Nós com África (Projecto da Escola da Cruz da Areia), vou transcrever aqui para os amigos do Teclar, o que fiz para o outro Blog...

" Quando eu era criança, vivia num País muito grande e distante a que chamamos, Moçambique.
O mês de Dezembro, é o mais quente do Ano, ao contário daqui (sempre com mais de 30º) e eu nem sabia o que era o "frio do Natal" e muito menos a neve, pois só havia duas Estações no Ano.

São apenas os Cristãos que celebram o Natal, pois em Moçambique a maioria do Povo é Muçulmano e não têm portanto esta nossa festa que é "a celebração do nascimento de Jesus".

Como não tínhamos lareiras, as crianças colocavam "um sapatinho" debaixo da chaminé da cozinha, pois os nossos pais diziam-nos que o Menino Jesus, vinha durante a noite e descia pela chaminé para colocar um presentinho (não eram muitos, mas ficávamos muito felizes). Habitualmente era alguma roupa nova para usarmos no dia 25 na Missa do Natal.
Não se falava do "Pai Natal", já que este é uma invenção dos homens e que não faz parte da nossa tradição de Católicos (do nascimento de Jesus, não do pai Natal)...

Como os Portugueses levaram para lá as nossas tradições, também se comia o bacalhau (que ía de Portugal nos navios de longo curso) com as batatas cozidas e hortaliça. Faziam-se também as fatias douradas, as filhoses e... o pão de ló em vez do bolo-rei que também não se usava na altura. Comíamos ainda as castanhas assadas no carvão; mas a do cajú, um fruto típico daquele País. O paladar dessas castanhas muito deliciosas, nada têm a ver com as que se vendem agora nos Supermercados...

Reuníamo-nos em família (quem a lá tivesse), pois muitas pessoas estavam sós e
então juntavam-se com os amigos, pois éramos todos muito unidos, vivendo como se fossemos uma Família.

Agora ao recordar estes momentos, lembro-me de que os meus pais tinham um grande amigo, que até me ensinou a dançar, a quem eu chamava "Tio" (pois eu não conhecia os meus tios de sangue)."

FELIZ NATAL PARA TODOS VÓS



Elisa Pinto


1 comentário:

Maria da Cruz disse...

OLÁ,AMIGA!
Gostei de saber como passava o Natal na sua terra Africana! Na verdade, bem diferente do nosso em Portugal, pois o clima também diferente. Posso dizer que se fosse viver para um País em que o clima fosse diferente do nosso nesta época do ano, o NATAL não me "sabia a nada"... uma vez que na minha cidade da Guarda havia, e há, sempre muito frio,muita chuva e muita neve!!!
Mas já a minha querida Mãe dizia:

" CADA TERRA COM SEU USO E CADA ROCA COM SEU FUSO".

Para si e toda a família um SANTO NATAL e UM 2010 cheio de SAÚDE.


maria da cruz