16 de abril de 2010

SANTUÁRIO DE Nª SRª DA ENCARNAÇÃO

O Santuário de Nª SRª DA ENCARNAÇÃO, em Leiria, situa - se no alto de um monte arborizado, precedido de uma escadaria monumental do séc. XVII. O pequeno templo tem 21 arcos, o frontão do alpendre central ostenta uma escultura quinhentista de S. Gabriel e na porta principal encontra - se uma escultura, em faiança, da Padroeira. Numa das dependências do Santuário existe uma colecção de pinturas representando diversos milagres atribuídos a Nª SRª da Encarnação. No interior podemos admirar azulejos seiscentistas e um conjunto de telas de meados do séc. XVI, com cenas da vida mariana.

A festa, da Padroeia de Leiria, realiza - se todos os anos no dia 15 de Agosto.

Informação tirada da net.

2 comentários:

Ana Carita disse...

O Santuário de Nª Sª da Encarnação,é lindo e está descrito com todos os pormenores pela guia,que embora tenha procurado a informação na net,já vez o trabalho de pesquisa,já preparou toda a apresentação e está capaz de
fazer uma visita guiada.
Parabéns pelo trabalho que realizou,e que fez o favor de partilhar connosco.
Um beijinho da Ana Carita

Maria da Cruz disse...

Obrigada, ANA.
Na verdade gosto de pesquisar, procurar e estar sempre a aprender cada vez mais,para ter a cabeça a funcionar.
Adoro fazer fotos, como já deve ter visto, e desde que aprendi a colocá -las no pc, nunca me farto de fazer vídeos, slides show e sei lá mais o quê!!!
Apesar de ter sido professora, no meu tempo não havia computadores nas escolas, mas graças à nossa querida profesora JOANINHA, que tivemos o prazer de conhecer há 5 anos, eu pude desfrutar de tudo o que nos oferecem estas "ferramentas" da net, que eu acho deliciosas e de que eu nada percebia.
Um beijinho de agradecimento por todos os seus simpáticos comentários às minhas publicações.
Beijinhos

maria da cruz