8 de junho de 2010

Passeio a Cós de elementos do 6O+

Ontem dia 7 de Junho, o Grupo de Ginástica do Programa 60+, aberto a todos que quisessem comparecer, foi visitar o CONVENTO DE SANTA MARIA DE CÓS - em Cós - Alcobaça.
Cós é uma das antigas povoações do Couto de Mosteiro de Alcobaça. Foi aí que se fixou uma comunidade de religiosas cistercienses e no Sec. XV aquele convento tornou-se um dos mais ricos mosteiros femininos da Ordem de Cister Portuguesa.
A Decoração dos tectos da Igreja e da Sacristia constitui um caso único entre as Abadias cistercienses de Portugal e Espanha.
As paredes têm azulejos azuis e brancos - Juncal -(último quartel do séc. XVII).

Partimos pelas 9H00 da ESECSL em Leiria, com destino a casa de Aldeia da colega Adélia onde deixámos os "farnéis" e haveres. Depois seguimos a pé até ao Convento (cerca de l/1,5 Km?!)onde nos esperava uma senhora para abrir o mesmo e nos dar umas explicações.
Após a visita ainda fomos tomar um café. O almoço que foi um verdadeiro "banquete".
Depois... como havia de fazer a digestão,nada melhor do que cantar e dançar, por elementos da nossa Tuna a que outros logo se juntaram.

Pouco depois das 15H, fomos visitar o Hotel das Termas já bem perto de Alcobaça, que está um "espanto". Recuperado, com SPA, digno de ser visto também.
Foi um dia bem passado sem dúvida e de muita "partilha".
Aqui deixo um Photostory para recordar a viagem

Elisa Pinto

1 comentário:

Margarida disse...

Olá Elisa:

Está de parabéns pelo trabalho e reportagem do passeio a Cós.

Para mim já fiquei a conhecer mais um cantinho de Alcobaça.

Lindos azulejos, o altar, etc.

Obrigada
Bjs
Margarida