30 de maio de 2007

Dia Mundial da Criança

O primeiro DIA MUNDIAL DA CRIANÇA foi em 1950.
Tudo começou depois da 1ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e China estavam em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida pois viviam muito mal. Eram as crianças quem mais sofria. Os pais não tinham trabalho nem comida. Não havia dinheiro e tiravam os filhos das escolas para trabalharem.
Em 1946, um grupo de países O.N.U. (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema e assim nasceu a UNICEF.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o MUNDO e comemorado pela primeira vez no dia 1 desse mesmo ano. As Nações Unidas reconheceram a todas as crianças direitos: Afecto, Alimentação, Cuidados Médicos, Educação Gratuita, Protecção contra a Exploração e Crescer num Clima de PAZ.
O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA foi muito importante para os direitos da CRIANÇA mas nem sempre são cumpridos!

1 comentário:

Unknown disse...

Realmente o Hitler não tinha nada na cabeça. Só porque os judeus é que tinha maior relevo no poder económico, é logo sair a matá-los. Mas enfim a guerra acabou...e graças a deus houve pessoas decentes que decidiram organizar o dia da criança!! Apesar de já ter 17 anos, continuo a receber prendinhas :P Afinal de contas haverá sempre uma criança dentro de nós.