3 de novembro de 2007

LAIKA



A TRIPULANTE DO SPUTNIK II

Quase toda a gente sabia até há uns anos atrás, qual foi a primeira cadela no espaço. Todavia poucos sabem qual a verdadeira história desta cadela e de outros cães, lançados no espaço, e que inicialmente eram todos recolhidos nas ruas de Moscovo.
A primeira utilização de cães na história do espaço foi a 15 de Agosto de 1951 com Dezik e Tzygan que efectuaram com sucesso um voo sub-orbital. Porém não sobreviveram a um segundo voo realizado em Setembro do mesmo ano.
Todos estes nomes no entanto caíram no esquecimento, somente um sobreviveu. "LAIKA".
Foi no dia 3 de Novembro de 1957 às 22 horas e 28 minutos que é lançado um novo satélite, levando a bordo a cadela "LAIKA".
LAIKA, uma pequena cadela meiga de pêlo branco e negro, com 2 anos de idade e 6 Kgrs. de peso, é fixada por correias ao habitáculo e alimenta-se de uma ração especialmente preparada para o efeito. Antes de ser seleccionada teve que passar por vários testes de voo. Um reservatório na base do seu fato recebe as suas urinas e excrementos.
Aquando do lançamento e devido ao barulho ensurdecedor e às múltiplas vibrações, Laika uiva incessantemente. Durante a aceleração encontra-se fixada ao chão da cabina com um ritmo cardíaco quase 3 vezes superior ao normal.
Sempre se soube que Laika não deveria voltar à terra, pois o Sputnik II, o satélite que a transportava, não possuía forma de o fazer. Existiam graves problemas de regulação térmica e após 4 horas de voo Laika faleceu pelo calor, sem dúvida, sofrendo atrozmente com o calor, desidratação e convulsões.
A 14 de Abril de 1958, após percorrer 100 milhões de quilómetros, o Sputnik consome-se na atmosfera com os restos mortais de Laika.
Em homenagem a este sacrificado animal em prol da ciência, milhares de cadelas em todo o mundo foram baptizadas com o seu nome. "LAIKA".
Desde 1997 que Laika possui a sua placa em Baikomer, cidade das estrelas, em Moscovo.

Sem comentários: