19 de dezembro de 2007

A CONSOADA


Faltam apenas cinco dias, para o Grande dia da CONSOADA, chamado assim , por ser a véspera do dia de NATAL.
Nesta noite, todas as famílias fazem os possíveis para se reunirem em casa de um familiar, para aí consoarem, ou jantarem.
Na minha cidade da GUARDA, no tempo em que eu era criança, passava essa noite e o Dia de Natal, em casa dos meus avós, pois era aí que toda a família se reunia. Era uma verdadeira alegria, pois a família era grande e muito unida!
Todos ajudavam na feitura da ceia de Natal que era constituída pelo tradicional bacalhau, acompanhado pelas belas couves, batatas e cenouras que a minha avó fazia questão de cultivar na sua cuidada horta. Também havia o célebre arroz de polvo acompanhado de filetes do mesmo polvo, de que tanto prazer me dava saborear!
Não posso esquecer o arroz doce, o leite creme feito pelas maravilhosas mãos da minha falecida mãe, e que eu por mais tente não consigo fazer igual.
Havia ainda as «fritas», chamadas hoje fatias douradas, o bolo-rei e a aletria, uma espécie de massa doce de que eu não gosto.
À meia noite era a distribuição dos presentes que o MENINO JESUS colocava nos nossos sapatinhos na chaminé da lareira.
Tenho imensas saudades desses tempos, mas hoje, tenho como compensação uma família unida, da qual fazem parte quatro netos queridos que eu adoro!
Um SANTO NATAL para todos são os meus votos.

2 comentários:

Helena disse...

Olá Maria da Cruz:
Que lindo está o seu artigo sobre a consoada!
Gostei muito e fez-me reviver o meu passado...Também eu tinha uma grande família e não posso esquecer as consoadas maravilhosas vividas com avós, pais,marido, filhos e netos! Enfim fica uma doce saudade inesquecível!
Agora também tenho uma doce consoada mas são só os filhos e os netos...e, também faltam as filhós de abóbora fofinhas e, fritas na hora como só a minha mãe sabia fazer...
Por reavivar estas doces lembranças um grande beijinho
lena serrador

Anónimo disse...

Que "saboroso" o seu artigo sobre a consoada!Mudam-se os tempos, mas permanece a vontade de reviver tradições.
Um beijinho grande e doce
FELIZ NATAL!
São