28 de janeiro de 2008

Entrudo de Lazarim


A aldeia de Lazarim, situa-se na Beira Alta, próximo do rio Douro, concelho de Lamego, distrito de Viseu.Esta aldeia festeja o Entrudo entre comadres e compadres que envergam máscaras artesanais, que permitem libertar a devassidão das mentes dos populares sem revelar o rosto dos seus autores, ganhando a identidade de Careto.

As máscaras feitas de madeira de amieiro pelos artesões locais anunciam o ritual que dá início ao ciclo de festivadades que começam algumas semanas antes da Terça-feira Gorda de Carnaval. São feitos os peditórios para construir os "compadres " e preparam-se as deixas do testamento.

Chega-se ao dia em que culminam todos os preparativos e as ruas de Lazarim transformam-se.As paredes de granito gritam o som folião dos caretos que fazem a leitura do testamento, que expõe os defeitos dos rapazes e raparigas, visitam as mulheres que cozinham um manjar colectivo e animam as brincadeiras das crianças.

O compadre e a comadre, os dois do sexo masculino, lideram o cortejo,que alimenta a rivalidade dos sexos, que travam esse ajuste de contas através de tiradas picantes. O ritual chega ao fim, quando quando o testamento anuncia a morte do compadre e da comadre, sendo estes substituidos por bonecos que são dependurados em tronco de pinheiro. Pega-se fogo aos bonecos feitos com palha e estes acabam por rebentar diante do tumulto geral.

A festa não acaba porque ainda resta a feijoada de porco, o caldo de farinha e o vinho.Nesta região existem, Festas, Feiras e Romarias que são também um recurso de grande potencial, cor, animação e alegria.Usos e costumes, riqueza das gentes hospitaleiras do Norte.

Saliente-se, as Festas em honra de N.Sª dos Remédios, conhecida como a romaria de Portugal.

As Feiras têm, também uma tradição de séculos, com destaque para a Feira de Sta. Cruz, as Feiras Francas e as Feiras anuais de S. Estevão, não esquecendo a Feira do Gado ( 3 de Maio) que inclui corridas de cavalos e onde aparecem as primeiras cerejas de Penajóia.

A Gastronomia de Lamego é, por demais conhecida e apreciada.Quem já não provou o Presunto de Lamego? O cabrito assado em forno de lenha, as trutas recheadas com presunto, os milhos com carne de porco, o pé de porco com feijocas, os pratos de caça e os peixinhos do rio fritos ou de escabeche?

A doçaria conventual ( receitas das Clarissas do Mosteiro de Chagas ), o biscoito da Teixeira, Trouchas da Varosa, doce de Castanha, tudo isto sempre bem regado com os reconhecidos vinhos do Douro.

São manifestações únicas de encenações ancestrais da Cultura Portuguesa.

Sem comentários: