16 de janeiro de 2008

FESTA DAS FOGACEIRAS

Dia 20 de JANEIRO, em Santa Maria da Feira, celebra-se a Festa das Fogaceiras, tradição que nasceu em 1505.
Houve uma peste e como morreu muita gente, os condes do Castelo da Feira apelaram ao Mártir S. Sebastião que os ajudasse. Em agradecimento, ofereceram-lhe uma festa que prometiam cumprir todos os anos, recebendo o Santo a melhor fogaça,«uma espécie de bolo grande», que é transportado à cabeça por meninas vestidas de branco. A tradição foi crescendo e manteve-se até 1700, mas, nesse mesmo ano, foi interrompida.S. Sebastião não deve ter gostado e nova peste aparece. Claro que a festa foi retomada para que os habitantes da Feira fossem defendidos da fome, da peste e da guerra.
Desde essa altura, todos oa anos, no dia 20 de JANEIRO, dia de S. Sebastião, comemoram a festa das Fogaceiras, sendo a principal atracção as crianças vestidas de branco, com fitas largas à cintura e as fogaças muito bem decoradas na cabeça. As fogaças, bolo doce em forma de castelo, são rodeadas de três velas com imagens recortadas em papel-prata, representando o Castelo da Feira.
Costuma haver muita gente para assistir à benção das fogaças na Igreja Matriz, ao cortejo e para comprarem os doces em leilão.
O ano passado também fui à Festa das Fogaças e adorei!

1 comentário:

Anónimo disse...

Maria da Cruz;

A propósito do seu texto sobre a festa das fogaças, em Stª. Maria da Feira, posso dizer-lhe que também as conheço. Estive lá também no ano passado e gostei imenso de assistir ao cortejo. Por isso...

Quem quiser apreciar
Fogaças de primeira,
Vá até lá passear
A Santa Maria da Feira.