20 de janeiro de 2008

«Presente da Mãe Natureza»

HOYA - CARNOSA
Como é amiga a Mãe Natureza!
Só Ela nos oferece tanta maravilha! E a provar o que acabo de afirmar, esta linda foto podemos admirar!É a flor Hoya Carnosa, mais conhecida por Flor- de- cera, Cerinha ou Flor de Porcelana.
É uma trepadeira perene, de textura semi- herbácea e e pouco ramificada. As suas folhas são retorcidas.
As inflorescências são do tipo umbrela, pendentes, com pequenos raminhos carregados de flores -cerosas, brancas, rosadas, em forma de estrela ou pentágono e delicadamente perfumadas.
A floração ocorre na Primavera. Apesar do crescimento ser reletivamente lento, compensa o seu maravilhoso florescimento.Não exige muitos cuidados, requer apenas um local húmido, com luz directa mas pouco calor. Pode ser criada em canteiros ou em vasos, em residências, com boa luminosidade ou em estufas quando o clima o exigir.
A Flor- de -cera, multiplica-se por estaca, é originária da CHINA e tem um perfume levemente adocicado!

2 comentários:

Margarida disse...

Amiga M.da Cruz:
Quando vi a planta que colocou no blogue.-Estemeci!
Desde menina, vi sempre esta trepadeira, num grande vaso, guiada e presa à volta de uma varanda fechada,toda envidraçada.
Dá muitas flores lindas e eu em criança, muitas vezes as colocava no cabelo e brincava muito, assim como as carteiras,os colares e sapatos de salto altos.
Penso que já todas fizemos isso em
criança...
A Flor-de Cera é rara, com um perfume suave e distinto.
Obrigado, para mim foi feliz surpresa, fêz-me avivar e recordar
bons tempos da minha infância.
Beijinhos da colega
Margarida.

Maria da Cruz disse...

Amiga Margarida, ainda bem que a deixei feliz com esta surpresa da Mãe Natureza! Pelas suas palavras vejo que adorou recordar os tempos em que se deliciava nas brincadeiras com esta Maravilhosa Flor, que eu vi, pela primeira vez em casa de uma amiga minha em Leiria.Posso dizer que fiquei extasiada ao ver tal Maravilha!Claro que não resisti à tentação de pedir à minha amiga uma florinha que durou imenso tempo e que eu admirava todos os dias e pensava como, na verdade, isto é possível!

Uma verdadeira Maravilha da Mãe Natureza!!!!