4 de janeiro de 2008

Recordar "AS JANEIRAS"


Quando criança, neste mês de Janeiro, costumava juntar-me com as coleguinhas que frequentavam a escola comigo, para irmos de porta em porta cantar as "JANEIRAS".
Esta tradição, ainda hoje se conserva em Portugal no Norte e Beiras.
Era uma grande alegria para todos percorrermos a nossa rua cantando às portas dos vizinhos, que nos ofereciam dinheiro, enchidos, chocolates e outros bebidas.
Inventávamos quadras que dedicávamos à família de cada casa por onde passávamos e, se não nos oferecessem nada, essas quadras eram um pouco mais ousadas, como recompensa de não nos agradecerem.
Hoje, em dia, ainda há certas aldeias onde grupos de rapazes e raparigas se juntam para cantarem as «Janeiras», para depois com o que lhes dão, fazerem uma festinha e conviverem.
Há uns anos, a esta parte, nas cidades, já é tradição as crianças das escolas irem cantar a certas instituições para, deste modo, mostrarem o seu desagrado e fazerem certos pedidos!
Aqui fica a quadra que eu mais gostava de cantar.

Ainda agora aqui cheguei
Já pus o pé nas escadas
Logo o meu coração disse:
Aqui mora gente honrada!

2 comentários:

Isabel Fonseca disse...

É bom recordar esta altura... Quando era mais nova também ia cantar as janeiras à porta dos vizinhos com os meus primos!
Ainda me lembro da musica que mais gostava de cantar, era a do Zeca Afonso:

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas! :)


Que saudades!

É pena não seguirem esta tradição aqui, na cidade.

Bom ano.

Joana disse...

Olá Isabel!!
Feliz Ano Novo também para ti!!
Esperamos que continues a participar no nosso blogue!
Beijinho
Joana