24 de fevereiro de 2008

Eu e o Projecto TecLAR

Este Projecto foi muito interessante, tanto a nível “profissional”, como a nível “pessoal”.
Primeiro, foi muito curioso perceber como as crianças podem aprender inúmeros conteúdos de uma forma dinâmica e interactiva com outras pessoas, neste caso os “crescidos”. Depois, foi agradável conhecer os “crescidos” e aprender inúmeras coisas que nos ajudam a progredir enquanto pessoas.
As crianças andaram estes quatro meses entusiasmadíssimas com este projecto, uma vez que, em conjunto com os “crescidos” desenvolveram um trabalho que os enriqueceu em muitos aspectos, tais como, saber respeitar os colegas, ouvir as diversas opiniões, fazer um trabalho e adquirir mais conhecimentos para a sua cultura geral.
Desta forma, o seu entusiasmo foi contagiante, pois eu já me sentia um dos elementos do Projecto e também aprendi bastante com ele: os modos de vida de alguns animais, tais como o lince, o urso polar, o falcão, o cachalote, entre outros. Também tomei mais consciência dos perigos que o Homem está a causar na vida destes animais.
Ao longo deste Projecto, os “crescidos” contribuíram com algumas histórias sobre a sua infância, como a “História do Avô Carlos”. Contámos, ainda, com a presença de um médico-veterinário que nos contou a sua experiência com leões e o seu projecto para conservar os linces-Ibéricos, que já são quase inexistentes na nossa Península.
Assim sendo, tenho pena deste projecto ter terminado, uma vez que poderíamos enriquecer ainda mais o nosso conhecimento e apelar todas as pessoas a terem um papel mais interventivo na Natureza, pois todos os trabalhos, directa ou indirectamente apelavam para a conservação de animais em vias de extinção.
Foi um prazer trabalhar e crescer neste Projecto. A todos um Muito Obrigado e espero que, um dia, voltemos a ter mais momentos como os que passámos.

Diana Morais

3 comentários:

Helena disse...

Olá Diana:
Como uma das " crescidas " que fez parte do Projecto Teclar sinto-me muito lisonjeada pois, é muito gratificante constatar que uma das Professoras Estagiárias, pertencentes a uma Nova Geração também se sentiu inserida no nosso Projecto!...
Na verdade,reflectimos todos muito nos problemas actuais e entristecemo-nos ao verificar os perigos que todos corremos!...No entanto, também vivemos momentos emocionantes tal como aquele em que ouvimos a estória do " AvÔ Carlos" e que tu muito bem referenciaste! Mas, como este muitos outros houve que iremos recordar com emoção!...
E, como dizes, quem sabe se em breve nos iremos encontrar?!!!....
Um abraço da amiga "crescida"
Lena Serrador

Helena disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Olá Diana:
O intercâmbio entre "pequenos" e "crescidos" foi muito enriquecedor a nivel de conhecimentos e de relacionamento humano, que não se esquecerão fácilmente.
Obrigada pelas suas palavras e também pela ajuda que deu aos "Informáticos". Tudo de bom para si a nivel pessoal e profissional.
Um beijinho da
Graciete