26 de fevereiro de 2008

A minha experiência no projecto TecLAR

O projecto TecLAR surgiu na nossa turma em Novembro e terminou agora, deixando muitas saudades. Ao longo destes meses, os “pequeninos” contribuíram com os saberes informáticos, ajudando os mais “crescidos” a trabalhar com o computador. Os “crescidos” ajudaram a dar “sentido e direcção” às pesquisas. O resultado final deste intercâmbio inter - geracional foi positivo para todos, pois os “pequeninos” aprenderam a cooperar e os “crescidos” aprenderam a dominar muito melhor aquele bicho (o computador). Estes foram os principais aspectos que consegui extrair da observação que fiz enquanto participante do projecto.
Este projecto, enquanto futura professora do 1.ºCiclo, ajudou-me a perceber algumas coisas, nomeadamente que aprendemos com tudo e todos, apenas temos de estar predispostos para tal. Outro aspecto que também observei foi que, os alunos não aprendem apenas na sala de aula com os livros. Aprendem com histórias, com pesquisas, com as experiências dos outros, com as dúvidas dos outros, etc.
Pessoalmente, este projecto ajudou-me a melhorar a relação com os alunos, que também aprendi a conhecer melhor e, ao mesmo tempo, também me ajudou a adquirir um conjunto de conhecimentos relativos aos animais em vias de extinção e aos direitos dos animais que não conhecia.
Desejo a todos os “crescidos” uma boa continuação no projecto e que nunca se esqueçam de nós.
Antes de terminar, também queria agradecer os maravilhosos lanches (ricos em doces, mas também em alegria e convívio) que os “crescidos” e os “pequeninos” nos proporcionaram. Espero que, não sei muito bem como, se possam repetir.
Beijinhos a todos.
Rita Vitorino
25 / 02/ 08

Sem comentários: