5 de junho de 2008

Festa do 4º Ano-D- Cruz Areia

Vou tentar "resumir" o que hoje se passou na Turma do 4º D- da Cruz da Areia...

Os nossos amiguinhos, tinham hoje uma festa, para a qual convidaram também o grupo do Teclar. Assim, cerca das 10h00, começou um "pequeno teatro" com marionetes.
O Texto que iriam representar tinha o título: "Aprendizes de Professores", da autoria do aluno Rafael "Bernabé sempre em pé"(como ele se intitulou) e a avó Matilde. As vozes eram de um grupo de alunos, que representavam as três Estagiárias que com eles estiveram neste ano escolar (Telma, Rita e Diana).Entre outras coisas, as "três supostas professoras", perguntaram aos alunos se gostavam de fazer os T.P.C.? A que todos responderam que sim. Então a sugestão foi de formarem "grupos de trabalho" e a apresentarem os mesmos no dia seguinte.

Supostamente no outro dia "as professoras", perguntaram pelo TPC a cada Grupo - o que que tinham pesquisado e quais as soluções para os problemas encontrados. Foram formados 4 grupos com os temas seguintes:

-O Aquecimento global;

-O Lince na Península Ibérica;

-Os Astros;

-A Poluição

No final de cada apresentação, todos cantavam uma canção alusiva ao tema, o que enriqueceu o trabalho. Terminada a aprentação dos "trabalhos" de todos os grupos, o Rafael declamou o seguinte:

"Vamos todos oferecer

Para este dia, a valer

Vamos todos animar

As nossas professoras de encantar"!

Veio depois, um "rico e saboroso lanche" antes de passarmos ao R/C para irmos assistir, juntamente já com todos os alunos da Escola, a um belo e educativo espectáculo de Palhaços, composto por duas professoras (Ana Isabel da Marinha Grande) e a Marília Ascenso da Maceira, que fazia de "Emilinho"e no final se "transformou" na "boneca Lili".

Trouxeram-nos risos e boa disposição, mas sobretudo... "muita magia" com pássaros, canários (que até cantaram), um coelhinho e rosas para oferecer. As crianças "adoraram" os animais. Sem dúvida um programa muito pedagógico! Parabéns para a criatividade destes "palhaços"! A finalizar, a "boneca Lili", com voz angelical e doce, cantou um " HINO-MENSAGEM (ORAÇÃO), de que vou transcrever algumas frases que retive... por serem "muito ricas e belas"...

"Quando canto, cantarei com a Esperança..."

"Alguém que me olha e me encanta, me perdoa e assiste...

Quando ORARES, sentirás muita PAZ...

"Mas olhando o firmamento eu descubro mais além

Que me olha e que me ama, que perdoa e me assiste"!

Depois deste maravilhoso programa, a Turma 4ºD, subiu á sala de aulas, connosco e as estagiárias, para troca de presentes, que a Ília, como não podia deixar de ser, preparou com muito amor e carinho, pensando em tudo (flores, doces, mensagens..) Por fim a Professora São, perguntou a cada aluno o que tinha gostado mais e gostado menos neste Ano.... Foi a hora do Balanço. E... como não poderia deixar de ser, todos referiram como sendo o Projecto Teclar o que mais gostaram , seguido das estagiárias, passeios, etc. O que gostaram menos, foi terem acabado com o "Teclar"!

Todos tiveram pena da Professora Joana não ter podido estar.

Penso que consegui "dar uma panorâmica geral" dos acontecimentos, mas se me esqueceu algo, que me perdoem os colegas que estiveram presentes que também podem enriquecer com os vossos comentários e opiniões.

Até sempre.

Elisa Pinto




Sem comentários: