
Hoje como todos tivemos ocasião de verificar, o dia esteve muito triste por todo o país!
Choveu muito em alguns pontos do País, temperaturas muito baixas o que fez com que nevasse em Bragança, Chaves, Marão e na minha Cidade da Guarda.
Assim, quero contar aos NOSSOS AMIGUINHOS PEQUENINOS, o que acontecia, no meu tempo de criança quando caí um nevão!
Se a neve fosse em grande abundância não podiamos sair à rua, a água congelava nos canos, não havia trânsito, nem aulas, o que para nós era motivo de alegria.
Logo que os nossos colegas, rapazes, dessem conta que estava a nevar, reuniam- se e iam para a nossa Escola, que nesse tempo se chamava LICEU, juntavam a neve numa Grande Bola, que colocavam na entrada do portão para não podermos entrar.
Mas o mais engraçado era quando recomeçavam as aulas e a neve teimava em cair... e eles, todos contentes, porque à saída tinham preparado uma "Batalha Naval" cujas Armas eram bolinhas feitas com neve e lá dentro pedras, para nos atirarem, o que se tornava muito perigoso!
Eles saíam primeiro que nós, mas, mesmo assim, esperavam-nos.
Recordo ainda que a neve depois de pisada ficava muito escorregadia com o frio e eu costumava passar numa Rua, chamada Rua do Encontro, muito inclinada, a qual nos servia de "Escorrega", colocando as Pastas por baixo do " rabinho"!!! Dava a impressão de um escorrega de um Parque Infantil!
Todos nós delirávamos com estas brincadeiras!!!
Escusado será dizer que tinhamos que andar bem agasalhados, com luvas , casacos, botas e na cabeça um gorro a que dávamos o nome de " passa-montanhas".
Quero ainda dizer que nesta foto da cidade está coberta de neve, e podemos ver a Sé e o outro edifício grande é a Escola que eu frequentei e que se chamava: LICEU NACIONAL DA GUARDA!
Embora com alguma nostalgia, sabe- me bem recordar os tempos que passei na minha Terra Natal.