15 de dezembro de 2008

O MEU ALMOÇO NO DIA DE NATAL

Tal como na minha infância, no Dia de Natal, o meu almoço é em casa com a família e consta das seguintes iguarias:
Tacinhas com pinhões, passas de uvas, frutas cristalizadas...
Se sobrar bacalhau, batatas e couves, da noite da Consoada, fazemos a chamada «roupa velha» que é feita do seguinte modo: juntamos as sobras de bacalhau, batatas e couves numa certã, aqui chamada frigideira, colocamos alho picadinho, azeite, vamos mexendo com uma colher de pau até misturar muito bem todos os ingredientes e ficarem quentes. No fim temperamos com um pouco de vinagre.
Mas, como festa é sempre festa, não falta o saboroso cabrito no forno , com batatinhas pequeninas assadinhas e como acompanhamento uns deliciosos grelinhos!!! é de «comer e chorar por mais»!!!
Não falta a salada de frutas, o bolo de xila, a torta de laranja, fritos de abóbora e mousse de chocolate .
Para terminar, e aquecer a nossa Alma, pois o frio é muito, sabe bem um chá de cidreira, acompanhado de uma fatia de Bolo- Rei.

Era bom que em todo o MUNDO, todos tivessem assim um almoço de NATAL!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Maria da Cruz

Não digas que a vida está má. Com um almocinho destes prometia-te, caso me convidasses, que não chorava por mais; ficava satisfeito com toda a certeza.

Até amanhã se Deus quizer
Um beijo
Zé Ricardo

Maria da Cruz disse...

Olá, Ricardo!
Amanhã fazemos "contas", pois hoje já estou boa felizmente!
Na verdade,tens razão em dizer que a vida está má, mas NATAL é só uma vez no ano e temos que nos deliciar, pelo menos nesta época, pois durante o resto do ano faço"dieta"!!! Por isso é que estou "elegante"!!!
Dorme bem para ires pronto para o trabalho!!!
BJS


MARIA DA CRUZ