6 de janeiro de 2009

» CANTAR AS JANEIRAS

No Natal, os cânticos são uma parte importante das celebrações.

Em Portugal cantam-se as Janeiras, a 6 de Janeiro, no Dia de Reis e, no mesmo dia, cantam-se em Espanha os" Villancicos ", geralmente acompanhados por pandeiretas e castanholas.

As Janeiras são uma tradição antiquíssima.

Formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central, desejando de uma forma tradicional um Bom Ano a todos os presentes.

Nos grupos dos Janeireiros, toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras:
" Nesta altura juntam-se os amigos que vão cantar as Janeiras a casa dos vizinhos. Antigamente recebiam filhoses, vinho, chouriços e outros artigos que as pessoas possuiam".

No entanto, cantar as Janeiras ainda se faz um pouco por todo o País.

As pessoas visitadas eram (são) normalmente muito receptivas aos cantores e aos votos que vêm trazer, dando-lhes algo e desejando a todos um Bom Ano.

Mas há sempre alguém mais carrancudo que não recebe bem os Janeireiros e então às pessoas que abrem"Bem" a porta canta-se assim:
Esta casa é tão alta
É forrada de papelão
Aos senhores que cá moram
Deus lhe dê a salvação.
E aos que não abrem a porta, canta-se uma canção a dizer que os Janeireiros estão zangados, porque as pessoas não abrem a porta... É assim:
Esta casa é tão alta
É forrada de madeira
Aos senhores que cá moram
Deus lhe dê uma diarreia.

É de referir que no fim os Janeireiros fazem uma festa e petiscam: bebem vinho e comem os chouriços assados.

A TODOS OS COLEGAS,JOANA E AMIGOS, DESEJO UM FELIZ DIA DE REIS!

Sem comentários: