26 de fevereiro de 2009

"AS SETE SAIAS"!!!


A mulher da NAZARÉ tem por hábito usar o traje que é de extrema riqueza, quer pela história, quer pela sua harmonia estética. Rico ou pobre, de festa ou de trabalho, o traje feminino da NAZARÉ ainda é bastante usado.
Toda a nazarena se orgulha em usar o traje das sete saias, que faz parte da tradição do mito e das lendas desta terra tão ligada ao Mar. Diz o povo que as setes saias representam as sete virtudes; os sete dias da semana; sete cores do arco- íris; as sete ondas do mar, entre outras atribuições bíblicas, míticas, mágicas que envolvem o número 7.
Antigamente as nazarenas tinham o hábito de esperar os maridos e filhos, da volta da pesca, na praia, sentadas no areal e usavam as várias saias para se cobrirem.
As de cima protegiam a cabeça e os ombros e as restantes tapavam as pernas, estando sempre mais compostas.
Visitar a NAZARÉ, e ter a sorte de ver uma nazarena envergando o seu traje típico, é um consolo! É bom que não deixem " morrer" esta maravilhosa tradição!!!

2 comentários:

Helena disse...

Olá Colega e Amiga:
Que linda está a sua Nazarena com as suas sete saias!....está uma foto muito bonita e é muito interessante reavivar a nossa memória com todas as coisas lindas e típicas da nossa região!...É uma bela iniciativa a sua M da cruz.
Os meus parabéns minha amiga
lena s.

av-lai disse...

Parabéns ..continuas com o dedo no sítio certo...tens mesmo olho para o que é digno de ser registado para ser lembrado mais tarde ...

Estou encantada com o teclar .
um beijo.
Maria Adelaide.