27 de março de 2009

27 de Março Dia Mundial do Teatro

Teatro é drama, tragédia, comédia, sátira, ópera, canção, revista, declamação, recitação, monólogo, diálogo, mudo, mímica, sonhos, fantoches, dança, popular, erudito, clássico, comtemporânio, experimental, tradicional, exuberante, minimalista, em sala ou ao ar livre; seja o que como for , com tanta diversidade há seguramente uma forma que lhe agrade à sua espera.

Independentemente de ir hoje ao teatro ou não, lembre-se que é uma arte viva e tal como o homem, só sobrevive em intercâmbio com os outros: o espectador.
Por isto, neste Dia Mundial do Teatro, fica a minha recomendação, não importa quando, mas vá ao teatro...
A todos os que com inúmeras dificuldades ainda teimam em manter viva esta Arte, desejo um Feliz Dia Mundial do Teatro e votos de um futuro cheio de sucessos.

5 comentários:

Eugénia disse...

Margarida
Estive a ler a sua mensagem no blog sobre o dia Mundial do Teatro. É um espectáculo que eu gosto muito. Hoje vai haver teatro no canal 1 a assinalar este dia. Estou a fazer horas pois quero ver.
Muitos parabéns pela mensagem que está muito original.

Margarida disse...

Eugénia
Ainda bem que gostou.Estou-me preparando para apanhar um bom lugar na 1ªfila do meu sófá, esticando-me ao comprido para ver tal evento. No antigamente,. a RTP1, fazia tanto comédias revistas e outras vezes transmitidas directamente de alguns teatros de Lisboa.Tudo foi ao charco! Com menos meios de aparelhagem electrónica e financeiras; tudo se realizava. Sinto um desgosto, tristeza mesmo, ver e conhecer os meandros da TV canal único no país,que tudo se improvisava,estava no começo e tantos programas de teatro que dava todas as semanas às 4ªfeiras?
Aos fins de semana,ía com meu marido para para não ficar em casa, porque lá se trabalhava, fins de semana, muitas horas extraordinárias e por turnos.
Mas nessa altura,a RTP terminava às 24h com o Hino Nacional e a nossa bandeira a desfraldar! Lembra-se disso? tudo está registado na minha memória; às vezes queria esquecer todas essas vivências, desligar tipo interruptor? Foi uma vida de muito trabalho, para nós os dois, mas mais para ele, pouco tempo permanecia em casa.Havia pouca gente preparada para a TV e os que estavam,gramavam com os horários longos!Nessa altura,o pessoal era bem tratado e pago, boas regalias. Até com as famílias,filhos, eramos mimados. Uma autêntica família nessa altura, pois era pouca gente,nada como hoje, um mundo gigantesco de aparelhagem tudo sofisticado e agora com as novas tecnologias é um espanto.Como vi nascer na Feira Popular, estando o locutor a dar os telejornais sentado em cima dos caixotes de madeira e hoje como sei e vejo todos os novos meandros das televisões, chega a ser assustador, não sei como aquele malta toda consegue trabalhar, para apresentar tudo aquilo que as pessoas em casa vêm; mas nem sonham o que faz,a correria, tanto esforço e tanto pessoal?
É muito desgastante aquele trabalho! Agora, vejo pouca ou nenhuma TV, irrita,faz nervoso.Os jornalistas são frios, agressivos ao darem as notícias e só dão tragédias, adoram isso!Política, futebol e mais os raios que os partam aos programas, podem cagar neles.Os conteúdos espremidos nada dão...Valha-nos S.Engrácia?
Se estou por casa de manhã, aprecio a diversidade do programa Praça da Alegria, de resto não gasto energia, está cara.Leio ou ouço música.Invisto muito em cds, porque adoro! Vejo muitos vídeos no Youtube,aquelas músicas antigas, tudo lá aparece e à noite, perco-me ouvindo e vendo as imagens! Grande invenção a Internet! E graças à Joana meter-me o vírus no corpo...Para mim no meu canto, acabo por me distrair.
Sabe que, estou com toda esta ladaínha e são 3h da matina, como estou no rescaldo das festas, muito cansada, mas sem sono, lhe envio este relatório.
Está uma ventania,as persianas a roncar, mais o vizinho de baixo, pois até oiço cá na minha casa!
Parece o camião do super...
A Eugénia deve estar a sonhar com os anjos e arcanjos nesta hora?
Bom,desejo um bom fim de semana.
Bjs
Margarida

Margarida disse...

Cara amiga:
Ao teclar este extenso comentário, agora reparo que escrevi duas palavras um pouco" chocantes "?
Teriam que colocar uma RODINHA VERMELHA no canto, mas sabe que acabei por me esquecer que estava teclando para o blog do Teclar!
Geralmente, envio e-mails para os colegas, assim uns relatórios extensos, daí confundir e não reparar, que todo o mundo irá ler!
A todos peço desculpa,vou para a caminha e não digo mais nada!
Abraços.
Margarida

Helena disse...

Oh Margarida! Que texto maravilhoso sobre o TEATRO! Na verdade já nos estavam a faltar as suas exposições fantásticas! Ainda bem que regressou; os meus parabéns, parabéns, parabéns.Continue sempre com esta classe inexcedível!Bem haja!
Pois eu segui as suas recomendações e ...fui ao TEATRO!Vi no Teatro Camões e com O Corpo de Ballet Nacional, Copélia, um Ballet de Sonho com bailarinos fantásticos!...Dançavam tão bem que só me pareciam figurinhas irreais...Linda a coreografia, linda a música de Leo Delibes e foram umas horas super mágicas a enlevar-me com tanta beleza...
E, aqui lhe deixo o meu testemunho do DIA do TEATRO.
Muitos beijinhos lenita

Margarida disse...

Olá Lenita:
Então seguiu o meu conselho?
Vá lá, que vou sevindo para alguma coisinha... Pois fez muito bem, deve aproveitar, com essas estadias aí pela capital!
Penso que irá ficar com a sua família durante as férias da Páscoa? Aproveite, amiga esses bons momentos únicos,junto daqueles que nos são queridos,com os netos...Tudo de BOM.
Bjs.
Margarida