26 de março de 2009

DIA DO LIVRO PORTUGUÊS


Este é um dos últimos livros que li e que muito me marcou, pois relata a vida do autor quando esteve na Guerra do Ultramar.
Foi para o Ultramar, para defender a PÁTRIA, deixando família e namorada com grande tristeza! Para "matar" saudades, todos os dias escrevia um Aerograma, uma espécie de carta que os tropas usavam para escreverem às familias e amigos, pois eram- lhes oferecidos pelo então Movimento Nacional Feminino.
Lobo Antunes não tinha a chamada "Madrinha de Guerra" que era costume os tropas arranjarem quando iam para o Ultramar, mas tinha deixado em Lisboa a namorada para quem escrevia todos os dias, durante os dois anos que esteve no Ultramar.
Neste Livro relata os maus bocados passados na Guerra, o modo de passar o tempo com os colegas, as doenças que teve, as mortes que havia e o dezespero de ser jovem e estar separado a milhares de quilómetros da sua AMADA!
Apesar de ninguém da minha família ter estdo no Ultramar, fiquei sensibilizada com todo o relato que LOBO ANTUNES fez neste Livro!

2 comentários:

Helena disse...

Olá M da Cruz :
Também gosto muito deste autor, da sua maneira de escrever,da sua veracidade, da espontaneidade e naturalidade! São sempre fantásticas as crónicas que pubica na Revista Visão!Também os livros de crónicas que publicou são imperdíveis!...
Quanto à temática da guerra do Ultramar há um livro que gostei muito que é de Lídia Jorge " A costa dos múrmurios"...é espectacular, quer a nível de relatos, quer a nível da transmissão de sensações sensoriais!...Através das cores de África,mais frequentes, o amarelo, o verde, o vermelho transmite-nos toda a magia da natureza e, ao mesmo tempo a violência da guerra simbolizada no vermelho do pôr do sol...É encantador!.....
Leia, nestas férias que vai gostar!...
Beijinho
lena

Helena disse...

Desculpas

Peço desculpa pela repetição!...Pensei que tinha apagado "sensoriais"....
Mas, passou ....
Peço desculpa pela redundância....
..................
lena