29 de março de 2009

Da Isabel Reis

As Lendas do Castelo

Nasci em Leiria, e sempre em Leiria vivi. Acho uma cidade linda (talvez porque é a minha cidade), com monumentos interessantes, um deles, o CASTELO, para mim, o mais bonito do país.
Ao pesquisar na Internet sobre este belo monumento, descobri que existem três lendas sobre ele:

  • A primeira lenda diz, que estando o castelo na posse dos mouros, em determinado dia D. Afonso Henriques decidiu retomá-lo e quando se preparava para o fazer avistou alguns corvos que esvoaçavam sobre o castelo e os sons que produziam pareceram-lhe dizer "Agora não, amanhã de manhã", então o rei aguardou pela madrugada para atacar e retomar assim o castelo.
  • A segunda lenda diz, que o castelo está situado em cima de um vulcão adormecido, responsável pelo aquecimento da água da Fonte Quente ( já desaparecida).
  • A terceira e ultima lenda diz, que existe uma passagem subterrânea que dá acesso a uma igreja do outro lado da cidade.
É curioso como a Internet me permitiu saber estas coisas que para mim eram desconhecidas.
É triste, e eu confesso, não conhecer a minha CIDADE!

beijinhos
Isabel


1 comentário:

Margarida disse...

Cara amiga:
Assim fiquei a saber mais pormenores e as lendas desta cidade do Liz, visto que pouco sei das terras do Rei D.Diniz!
Estamos sempre aprender.
Vá dando novidades dessas, agradeço!

Boa Páscoa.

A colega.
Margarida