28 de março de 2009

ESPECIALISTA EM DIABETES RECEBE PRÉMIO CARREIRA.

O prémio Sanofi-Aventis vai ser atribuido este ano ao médico endocronologista, Dr. NUNES CORRÊA durante a Reunião Anual da SPD que se realiza neste sábado(28) em Tomar.
Lançado há três anos pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia(SPD) para diabetes por parte de individualidades ao longo do seu percurso profissional, tanto em Portugal como em Inglaterra a esta doença.
No início dos anos 7o, que em Londres, onde fêz investigação num Hospital Escolar S. Thomas, desenvolveu trabalhos importantes com insulina e pró-insulina, tendo o mérito de ver publicado um trabalho seu na revista Lancet em 1972.
De regresso a Portugal em 1973, ingressou directamente na APDP( Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal), onde prestou cuidados de saúde a diabéticos ao longo de 20 anos e até à sua reforma, que ocorreu em 2003.
Tive a honra de o conhecer como meu Professor, pois orientou e ensinou muito pessoal de Enfermagem sobre esta doença. Há anos tive um curso de formação com este endocronologista, na APDP, em Lisboa.

Para este especialista, a educação terapêutica é uma peça fundamental no tratamento dos diabéticos, o que faz com que siga actualmente com grande expectativa os avanços terapêuticos na àrea da diabetes e a forma como os doentes controlam a sua doença.

Portugal: 650 mil diabéticos, com tendência para aumentar.

Retirado do Saberes e Letras- Google

1 comentário:

Graciete disse...

Olá Margarida;
Gostei particularmente desta sua informação sobre a doença da Diabetes, de saber da existência deste "Grande Especialista", pois infelizmente é doença que muito se tem propagado e últimamente até em jovens, um sobrinho de um familiar meu, apenas com 15 anos, muito recentemente, foi-lhe diagnosticada e já com necessidade de se auto-injectar.
Um beijinho
Graciete