
Lançado há três anos pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia(SPD) para diabetes por parte de individualidades ao longo do seu percurso profissional, tanto em Portugal como em Inglaterra a esta doença.
No início dos anos 7o, que em Londres, onde fêz investigação num Hospital Escolar S. Thomas, desenvolveu trabalhos importantes com insulina e pró-insulina, tendo o mérito de ver publicado um trabalho seu na revista Lancet em 1972.
De regresso a Portugal em 1973, ingressou directamente na APDP( Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal), onde prestou cuidados de saúde a diabéticos ao longo de 20 anos e até à sua reforma, que ocorreu em 2003.
Tive a honra de o conhecer como meu Professor, pois orientou e ensinou muito pessoal de Enfermagem sobre esta doença. Há anos tive um curso de formação com este endocronologista, na APDP, em Lisboa.
Para este especialista, a educação terapêutica é uma peça fundamental no tratamento dos diabéticos, o que faz com que siga actualmente com grande expectativa os avanços terapêuticos na àrea da diabetes e a forma como os doentes controlam a sua doença.
Portugal: 650 mil diabéticos, com tendência para aumentar.
Retirado do Saberes e Letras- Google
1 comentário:
Olá Margarida;
Gostei particularmente desta sua informação sobre a doença da Diabetes, de saber da existência deste "Grande Especialista", pois infelizmente é doença que muito se tem propagado e últimamente até em jovens, um sobrinho de um familiar meu, apenas com 15 anos, muito recentemente, foi-lhe diagnosticada e já com necessidade de se auto-injectar.
Um beijinho
Graciete
Enviar um comentário