21 de março de 2009

UM DIA PELA POESIA!

Comemora-se hoje, dia 21 de Março, o dia Mundial da Poesia. Por todo o país, multiplicam-se os debates, os recitais e outras formas originais de celebrar esta forma de arte.

Na Cidade de Leiria houve grande agitação com a poesia!
Uma centena de poemas foi oferecida por poetas de Leiria para o projecto ' Um poema pela Cidade ', difundidos, física e verbalmente, hoje durante o dia , sábado, comemorando o Dia Mundial da Poesia.
Como tal, fica a minha homenagem a todos os poetas, colocando um poema de :
Sophia de Mello Breyner Andresen

O poema me levará no tempo
Quando eu não já for eu
E passarei sózinha
Entra as mãos de quem lê.

O poema alguém dirá
às searas.

Sua passagem se confundirá
Com o rumor do mar com o passar do vento.

O poema habitará
O espaço mais concreto e mais atento.

No ar claro nas tardes trasparentes
Suas sílabas redondas
( Ó antigas ó longas
eternas tardes lisas ).

Mesmo que eu morra o poema encontrará
Uma praia onde quebrar suas ondas
E entre quatro paredes densas
De funda e devorada solidão
Alguém seu próprio ser confundirá
Com o poema no tempo.

Poema e foto, retirado da Internet.

Sem comentários: