8 de maio de 2009

Istambul I

Primeiros Flashs de uma visita à cidade. Lado Europeu do Bósforo

O motivo mais importante que levou a considerar-se a cidade como metrópole mundial é sobretudo a sua localização geo-política. É a única cidade do mundo situada em dois continentes.
Dividida geralmente em três partes; do lado europeu, a Península Histórica a sul do Corno de Ouro e o Distrito de Galata a norte, do lado asiático a Cidade Nova.
O lado europeu da cidade é o centro de comércio e negócios, enquanto o lado asiático é mais uma área residencial.

Ponte de Galata

Torre de Galata

A torre nas encostas da Galata é visível em todo o lado da cidade. Tem 61 metros de altura e o panorama único que nos permite vislumbrar é uma das razões mais importantes que levam os turistas a visitá-la.



Labutando no estreito do Bósforo


Mesquita de Ortakoy, situada num dos bairros mais activos do Bósforo



Mesquita de Dolmabahçe

Vista do Palácio Dolmabahçe

2 comentários:

Helena disse...

Olá Zé Ricardo!
Que lindo; gostei imenso porque achei essa cidade muito invulgar e absolutamente diferente!Também a visitei em tempos muito longinquos e que me deixaram muitas saudades.... A explicação está muito bem feita, como é habitual ao Zé Ricardo!
Gosto muito das suas reportagens.
Um abraço
lena

Dias disse...

Belíssimas imagens de uma cidade extraordinária, como dizes, e que eu não conheço.
Temos que conversar sobre esta tua viagem, porque há muito que pretendo visitar Estambul, mas ainda não tive oportunidade. Preciso de umas dicas...
A tua reportagem é excelente e aguça-me a curiosidade para o que vem a seguir, porque se esta é "Estambul I", mais reportagens virão.
Fico expectante...