14 de novembro de 2009

Desde 14 de Novembro de 2005!...

Pois é, faz hoje 4 anos iniciava-se o Projecto Teclar!!!

Com um primeiro encontro com os adultos que iriam ser protagonistas deste projecto, às 10h, na sala 0.17 da ESEL!

O Teclar foi um dos projectos do meu estágio curricular, durante o 5º ano da Licenciatura em Ciências da Educação. Nessa altura eu tinha um blog individual onde fui escrevendo alguns dos momentos vividos, que hoje fui recordar e que agora partilho convosco alguns deles:

"O Projecto TecLAR começa já na próxima 2ª feira, em termos formais. Ou seja, vou começar as sessões de formação com os adultos! Às 10h da manhã, na Escola Superior de Educação de Leiria.
Estou entusiasmada, empolgada e um pouco receosa.. Será que vou conquistá-los? Motivá-los? Entusiasmá-los?
Espero que sim..
As preparações para tal estão no seu auge."

--------------------
"O 1º dia da formação de adultos no Projecto TecLAR chegou!!
14 Novembro 2005, 10h da manhã...

Organizei a sessão de forma a que as pessoas se sentissem descontraídas, criando um ambiente informal e de convívio. Ou seja, comecei por levá-las até à sala onde vai decorrer o projecto, sala de computadores, onde estavam ligados seis computadores, cada um com um tipo de aplicação diferente. O objectivo era dar a conhecer às pessoas alguma da diversidade de coisas que é possível fazer no computador e na Internet.
(...)
Neste bocadinho deixei-os à vontade, a verem os computadores e a mexerem. Preparei também uns bolinhos e chá...
Os adultos mostraram-se entusiasmados, com vontade de aprender a mexer, interessados e descontraídos. Ao mesmo tempo que iam mexendo e observando, faziam perguntas, colocavam dúvidas, conversavam entre eles..
(...)
Foi um 1º dia bastante interessante. Senti-me satisfeita e empolgada. Além das pessoas que estavam inscritas, apareceram mais quatro movidas por aquilo que ouviram falar do Projecto.
Agora é preciso seguir um ritmo moderado, ter paciência, explicar calmamente, acompanhar e orientar as pessoas individualmente... É importante criar um fio condutor relativamente às sessões de formação e ao trabalho realizado, não esquecendo os interesses de cada adulto!
Vamos ver se estarei à altura...?"

--------------------
"A verdade é que estou a adorar trabalhar com adultos, vê-los a evoluir nas suas aprendizagens, no entusiasmo, na satisfação, no esforço.. Tem sido bastante compensador!
Hoje mostrei-lhes exemplos do que se pode fazer no PowerPoint, diversas apresentações e animações... para lhes adoçar o entusiamo! Gostaram!

A experiência no Word está a ser interessante para a maioria deles: estão a gostar muito de estar a escrever.. Mas depois as dúvidas e os problemas estão sempre presentes: quais as teclas que usam para apagar, e para colocar maiúsculas, aprendem agora e depois já não se lembram, o cursor, o rato. Já aprenderam a mudar o tipo de letra, a alinhar o texto e a mudar o espaçamento entre linhas!!

Devagar estão a aprender muito!"

--------------------
9 de Janeiro de 2006
"Hoje concretizou-se o auge do projecto TecLAR:
* As crianças da escola primária vieram à ESEL, dando-se o primeiro encontro entre elas e os adultos, começando o processo de interacção entre as duas gerações e a troca de saberes e experiências!

Foi bastante interessante e imprevisível! Foi espectacular, como disseram alguns adultos! Ou bué da fixe, segundo algumas crianças!
Eu própria gostei e fiquei satisfeita!
(...)
A admiração dos adultos foi clara quando observaram as crianças a entrarem na sala e sentarem-se aos computadores, ligando-os com imenso à-vontade. As crianças estavam contentíssimas por verem tantos computadores, onde podiam estar uma em cada um!
Ligaram os computadores, organizaram-se por grupos de trabalho - alimentação, saúde, história, música e banda desenhada - pelos quais os adultos se distribuíram.
E passaram à acção!
(...) Os adultos adoraram a experiência e as crianças disseram que queriam voltar!"


Espero que gostem de recordar alguns dos momentos vividos, mas do meu ponto de vista, partilhado no meu diário online, o meu blog pessoal, na altura.
Estas e outras mensagens podem ser consultadas nas seguintes ligações:
1º Dia do Teclar
Iniciar o computador
E o TuxPaint resultou (mesmo)!
Fotos
Endereço de e-mail para todos

Primeiro grupo do Teclar
Do primeiro grupo de adultos do Teclar faziam parte: Alcina Carpalhoso,
António Dias, Carlos Freitas, Eugénia Ferrari, Fernando Póvoas, Francelina Cabral, Graciette Leal, Ília Gervásio, João Belo Quinta, José Marques, Margarida Martins, Adelaide Fernandes, Maria da Cruz Gago, Gracinda Martins, Inês Marques, Helena Lopes, Maria da Piedade Pereira, Maria de Lourdes Calado, Teresa Azevedo, Maria de Lourdes Marques.

Muito obrigado a todos por tudo!!
Muitos Parabéns a todos!!

7 comentários:

Margarida disse...

Olá amiga Joana
Li e reli todo o texto no blog Teclar.
Como em poucas palavras relatou tantos momentos durante quatro anos.

Parece que foi ontem! Como o tempo voa...
Acontece que foi um tempo bem aplicado e aproveitado.
Além disso tivemos uma professora à altura,soube cativar os alunos Crescidos.

E assim se aprendeu muita coisa, para mim foi bom,estando bastante ocupada e distraida, pois as nossas aulas eram fantásticas e sempre todos com boa disposição.

Não esquecendo os lanchinhos com as crianças e outros bons convívios
que se realizaram durante estes quatro anos!

Este percurso com tantas aprendizagens e actividades, onde adquiri novos conhecimentos e as ferramentas com as novas tecnologias,foi para mim muito valioso.

Não esquecerei todos os bons momentos passados com a turma e a Joana! Foram espectaculares.

Só me resta dizer Obrigada Amiga Joana por tudo o que me ensinou!

Abraços da Margarida

Maria da Cruz disse...

OLÁ Amiga e Professora Joana!
Como já disse foi há quatro anos que eu a conheci e bem dita a hora em que tal aconteceu!Sim,foi graças à sua amizade,dedicação,empenho,paciênciae muito, muito mais...que hoje estou aqui a comentar a sua mensagem de parabéns , dos quatro anos do NOSSO PROJECTO TECLAR!Já todos sabemos que o Projecto terminou... mas recordo com saudades todos os momentos que passámos juntos,as primeiras aulas que tanto me enervavam, o não encontrar as teclas com as letras,o rato a fugir e eu "atrás" dele... enfim...já lá vão quatro anos!!!

Assim, por tudo o que passei no começo do TECLAR,posso avaliar o quanto sofriam os meus alunos quando, pela primeira vez chegavam à Escola!O Lápis para eles era como o rato para mim... devia pesar muitos... e muitos quilos!!!

Mas passados tempos tudo superavam,e comigo aconteceu o mesmo, embora muitas vezes tivesse vontade de desistir, como a Joana sabia! Mas com uma Professora tão amiga, tão simpática, tão dedicada aos seus alunos e que tanto nos apoiava, ninguém conseguia "voltar - lhe as costas"!

Todos os "nervos" que tive no começo, são agora compensados com todas as tarefas que executo com tanto agrado.
Enquanto for viva e DEUS me der saúde, continuarei a aplicar todos os conhecimentos que a Joana me transmitiu.

Não me canso de lhe dizer mais uma vez e com muito agrado:

MUITO OBRIGADA QUERIDA JOANA!

José Ricardo disse...

Olá Joana, Bom Dia.

Um Projecto simplesmente fantástico, não só pela aprendizagem que nos proporcionou como pela amizade que se gerou em todo o grupo. Assim e como...

Versos não sei fazer
Frases, também não.
E por isso só nos resta
Viver a recordação.

Um abraço de grande amizade

Eugénia disse...

Olá Joana
Não há dúvida que recordar é sempre viver.
Este Projecto foi uma das coisas boas que sucederam na minha vida.
Aprendi coisas que eu nem sequer sabia que existiam, e que me dão tanto prazer.
Serei eternamente agradecida por tudo o que me ensinou e por todos os momentos fantásticos que o nosso grupo viveu.
Um grande agraço
Eugénia Ferrari

Macua de Nacala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Macua de Nacala disse...

Olá Joana:

Pelo relato que acabámos de ler, verificámos que alguns desistiram logo no 1º ano.

Nós, só entrámos no segundo ano, mas parece-nos que a “turma” se tornou mais coesa.

Certamente que também para si, como para nós, este Projecto irá até á eternidade….

Da parte do casal Pinto, vai também um abraço de muita gratidão por todo o entusiasmo que colocou no trabalho com os “seus alunos”, a paciência, o carinho mas sobretudo a relação de amizade que conseguiu "cimentar"entre todo o grupo.

Muitas felicidades é o que lhe desejamos de todo o coração.

Elisa e João Pinto

Helena disse...

Olá Joana:

Depois de muitos dias de ausência,por motivos pessoais,vim hoje abrir o PC!Não sabia que o TECLAR tinha iniciado a 14 de Novembro de 2005!...Na verdade não fui aluna nesse 1º ano e, no segundo ano também não comecei no início...Lembro-me que cheguei muito envergonhada pedir à Joana se me aceitava, dado o ano já ter começado há bastante tempo...a Joana recebeu-me e, a partir daí fui sempre assídua e pouco faltei.Foi uma grande paixão; não só pelo muito que aprendi, como pelo bom convívio, pelas boas amizades que surgiram e pela sabedoria, doçura e amizade da nossa professora! Adquiri muitos conhecimentos mas, sobretudo vivi momentos muto felizes de óptimo companheirismo entre colegas e a sua jovem, terna e amável professora.Foi uma experiência muito gratificante e inesquecível que perdurará para sempre no meu espírito; abraço todos os elementos com muito carinho e a todos digo "Muito Obrigada"
Parabéns Joana; parabéns a todos os componentes do TECLAR.
Obrigada à colega que me introduziu neste maravilhoso projecto.
Um abraço muito ternurento e comovidoa TODOS.
LENA MONTEIRO SERRADOR