16 de novembro de 2009

Espécies de Cogumelos

De entre as centenas de espécies de cogumelos que povoam as paisagens transmontanas e alentejanas, seleccionou-se um pequeno grupo, que inclui as espécies mais comuns, com formas mais bizarras e com os mais diversos usos.

Também conhecidos por míscaros, sanchas, pinheiras, tortulho, estrofária, parasol, frades, púcaras, marifusas,lactário-das-estevas, bola de neve, boleto de carne amarela, um sem fim de espécies pelo Trás-os-Montes e Alentejo.

Alguns cogumelos constituem verdadeiras relíquias gastronómicas!
Têm propriedades medicinais mas também evitar ou manusear cuidadosamente os cogumelos venenosos ou tóxicos.

Imagem da Internet

3 comentários:

Macua de Nacala disse...

Ora viva minha amiga:

Queria dizer-lhe que gosto muito de "sanchas" como diziam os meus pais ou "miscaros" como diziam aqui mais a Sul. Cogumelos como diziam em África a "maioria das pessoas".
Quando ia à Àfrica do Sul, e a minha cunhada fazia arroz com cogumelos, como eu "adorava"...
Bjs

Elisa

Margarida disse...

Ólá menina Elisa:

Então também gosta de sanchas?

Bom petisco sim senhor, também gosto!
Eu costumo andar aqui pelo monte, quer dizer, apanhos com uma cestinha,pertinho, ou seja no Pingo Doce...

É mais fácil; tem um contra, há que desembolsar as lecas.
Pois...Pois.

Bjs
Margarida

Helena disse...

Bem Margarida lá as sanchas eu não sei....mas o que sei é que adoro uns cogumelos que como em casa da mãe do meu genro que são uma especialidade...mas, depois do que disse a Elisa não sei se a minha comadre os aprendeu a cozinhar em Angola, onde viveu muitos anos....
Os assuntos entrelaçam-se...

A sua imagem está lindérrima...

Beijinhos lena m. s.