10 de outubro de 2007

Geração 50 +

Ontem e hoje (ou melhor na 2ª e 3ª feira, visto que já passa da meia-noite) estive numa conferência no Porto, onde apresentei o Projecto Teclar, a experiência dos dois últimos anos e alguns dos seus resultados!



A conferência centrou-se nos temas sobre a Geração dos 50 + ou seja, os adultos com mais de 50 anos, aposentados, o que podem fazer na sociedade, como podem continuar activos, manter a qualidade de vida, alongar o envelhecimento?

Como pode a sociedade organizar e disponibilizar actividades, iniciativas, dinâmicas que possibilitem aos adultos com mais de 50 anos "dar vida aos anos", contribuirem com as suas competências, saberes, conhecimentos, experiências de vida para a sociedade civil, a sua envolução, desenvolvimento e educação;

as mais-valias da educação e formação após a aposentação, o contacto com outras gerações (como é o caso do Teclar), o turismo sénior, a ocupação dos tempos livres de modo saudável, alegre e com prazer, a participação nas universidades séniores, o voluntariado em hospitais, museus, etc, etc...

Foram dois dias caracterizados pela reflexão, partilha de experiências, projectos, práticas, conhecimentos...

Notaram-se as "preocupações" existentes a nível geral da designação atribuída aos adultos com mais de 50 anos que se encontram na reforma: Velhos não são, Idosos também não, Séniores não é aceite por todos, 3ª idade muito menos. Serão os "menos novos"? Os "novos velhos"? Ou...?

O importante não é com certeza a designação, mas sim aquilo que cada um sente com a idade que tem, a sua atitude na vida e a Vida que dá aos anos!!

Todos vós, adultos que participam no Teclar, são uma prova viva de como é viver com alegria e prazer, entusiasmo e empenho, como é possível continuar a aprender e a ensinar (e tanto que tenho aprendido convosco) e como se pode disfrutar do tempo livre, no turismo e em outras actividades de lazer!

Continuem!!

As boas-vindas quero dar à Elisa pelo seu regresso a Portugal e ao Teclar!
Obrigado a todos pelas vossas mensagens de testemunho que têm colocado no blogue!

E 5ª feira lá nos encontraremos na ESEL para voltar às aprendizagens recheadas de prazer e harmonia!

2 comentários:

Maria da Cruz disse...

Olá, Joana!
Na verdade, não tenho palavras para comentar a sua bela mensagem, onde nos informa de tudo o que se passou nos dois dias que esteve
no PORTO!
Só quero dizer, que tudo o que li me comoveu e que, cada vez mais, me sinto feliz por a ter conhecido e me ter dado conhecimentos, para que neste momento possa estar aqui a escrever esta mensagem, no nosso blogue.
Beijinhos.

Dias disse...

A Joana colocou uma interroga�o (ou...?) no final do par�grafo em que refere as designa�es a atribuir aos adultos reformados e com mais de 50 anos.
N�o concordo com todos os termos e designa�es que os brasileiros usam, embora alguns sejam bem pragm�ticos e tenham origem em termos do mais vern�culo portugu�s levado para o Brasil pelos pioneiros da emigra�o portuguesa para aquelas paragens.
Mas os brasileiros t�m, quanto a mim, a designa�o certa para colocar na interroga�o da Joana: A MELHOR IDADE. Pode ser um pouco irreal, mas � simp�tica...