18 de fevereiro de 2009

EXPERIÊNCIAS e VIVÊNCIAS no TECLAR

Considero-me um dos fundadores do TECLAR porque aderi à feliz idéia da Joana e estou neste projecto desde o seu início.
Não sabia nada de computadores!

A Joana sabe bem as dificuldades por que passei, mas graças à sua elevada competência e eficiência, aliadas a uma paciência sem limites, hoje julgo ter assimilado e posto em prática grande parte dos ensinamentos ministrados.

Ao longo da minha aprendizagem, considero mais marcantes três experiências:
A primeira foi aprender a lidar com o computador: ligar, desligar, entrar em programas, ir à Internet, escrever no Word, receber e encaminhar e-mail's...

A segunda foi quando ganhei confiança e perdi o medo de explorar o computador: ver para que servem as ferramentas, as propriedades, as configurações... ir até ao fim e voltar atrás. Utilizar a Pen, criar pastas, fazer transferências, mudar os nomes e organizar tudo à minha maneira.

A terceira tem a ver com fotografias e aconteceu quando adquiri uma máquina digital e aprendi a usar o Photo Story. Melhorar, modificar, legendar, gravar voz e animar as fotos, podendo ainda adicionar música, foi também para mim uma experiência muito marcante.

Agora estou à espera da quarta experiência... será o Photoshop?...

Quanto a vivências, é difícil escolher uma. O são convívio entre todo o grupo está na origem do êxito de todas as vivências.
Poderei citar a agradável convivência com alunos do 4.º ano da Escola Amarela no ano lectivo de 2005/2006, da Escola Paulo VI em 2006/2007, da Escola da Cruz d'Areia em 2007/2008 e este ano com alunos do 1.º ano também da Escola da Cruz d'Areia.
O jantar no "Casarão" e o almoço no Coimbrão com visita e beberete em casa da colega Ília foram também vivências muito marcantes.
As nossas aulas na ESECS todas as quartas-feiras são também vivências muito agradáveis. É tal o entusiasmo que, por vezes, a Joana tem dificuldade em fazer-se ouvir... é negativo, eu sei, mas demonstra alegria e saudável convivência.
Espero e desejo que o grupo se mantenha assim, mas com a necessária moderação e respeito aquando das intervenções da professora. A Joana merece-nos isso... e muito mais!

1 comentário:

Joana disse...

Acabou de publicar e eu acabei de ler a mensagem, muito explícita e objectiva, com indicação de várias experiências e vivências marcantes, bem como, aprendizagens!

Foi sem dúvida uma pessoa que fez uma evolução progressiva e sempre crescente, com qualidade, orientada para os seus interesses, motivações e resolução de problemas, o que é fantástico!

Depois com a componente da persistência individual que manteve, tudo foram conquistas pessoais.

Para o saudável convívio, ambiente, cooperação e bom ambiente, muito sempre contribuiu.

As ideias para os projectos não faltam, tal como as sugestões...
Um grupo em que de facto, todos temos um papel!

Obrigado
Beijinho
Joana