31 de janeiro de 2009

Nós com as TIC


Na passada sexta feira dia 30 de Janeiro, no Workshop "Nós e as TIC" estivemos a recordar como se comunica no bate papo e no messenger.

Foi uma aula bem divertida e para finalizar como o nosso colega José Ricardo fazia anos, fizemos a respectiva comemoração.Para os colegas que não foram e para ficarem roídinhos de inveja aqui vai a fotografia do bolinho, que fez parte do nosso lanche, com chá principe e geropiga...

28ª- Feira do Fumeiro de Vinhais!


Decorre de 5 a 8 de Fevereiro em Vinhais.

Este evento remonta já de 1981 mais que uma feira de fumeiro, esta é a maior festa do Concelho, que atrai milhares de visitantes de todo o País.

Cerca de 70.000 pessoas visitaram o certame em 2008, o que nos mostra bem o interesse do público por este evento que é o maior do género em Portugal.

Esta feira, em que todos primando por apresentar produtos excelente qualidade, feitos a partir de porcos autóctones da região, respeitando segurança de higiene e tradição.

-Salpicões, chouriças de carne, butelos, alheiras, chouriços azedos, chouriças doces e presuntos são as delícias que se podem encontrar no Pavilhão do Fumeiro. Para além de comprar o genuíno fumeiro de Vinhais, pode-se saborear nas tasquinhas do recinto da feira, onde podem degustar pratos regionais, como o Cozido à Trasmontana e as casulas ou cascas, que fazem as delícias dos visitantes.

Não esquecendo e não perca as" Provas de Vinho "e" Enchidos ".

-Colóquios que satisfarão toda a curiosidade acerca do fumeiro e da gastronomia Vinhaense.

-E, não se esgota o prorama, pois ainda há muito para ver: a excelente feira de artesanato; como áreas de cestaria, trabalhos de madeira, rendas e bordados,etc.

Por fim, animação não falta e é garantida com grandes concertos de música portuguesa à noite, folclore, bandas de música e pequenos grupos locais durante o dia.-...........A NÂO PERDER ESTE EVENTO.

Abraços ao grupo Teclar.

30 de janeiro de 2009

PARA RECORDAR...

Este PhotoStory não é, nem pretende ser, uma reportagem do 1.º encontro com os nossos amigos mais pequenos da Escola na Cruz d'Areia, nem da 1.ª visita que eles nos fizeram na ESECS.
São apenas algumas fotos que tirei e outras que me enviaram por e-mail. São as que tenho...


29 de janeiro de 2009

SOU BLOGUEIRA!!!


Ontem, a aula do Teclar foi muito alegre, excitante e interactiva.
Pois já criei o meu blog pessoal, com ajuda da ProfªJoana.
Fiquei contente, pois tinha vontade de aprender, partilhando com todos os colegas e amigos tudo o que irei executando dos próximos tempos.
Caso o queiram consultar, aqui fica o meu endereço:

28 de janeiro de 2009

Mudança de visual no Blog!

Olá a todos!

Que dia intenso hoje no Teclar!
Novidades, novas experiências, descobertas e algumas realizações pessoais!

E como ainda estamos no início de um novo ano, e "Ano Novo, Vida Nova", o nosso blog tem um novo visual, um novo aspecto, um pouco mais fresco e rejuvenescido, tal como espero que todos se sintam!

E motivos? Tantos!...

1. Os Crescidos andam entusiasmados com novas aprendizagens: uns com a descoberta da Internet, de sites e de tantas maravilhas online; outros com os seus novos "brinquedos" (portáteis!); outros por voarem pelo mundo através do Google Earth (grupo Teclar da tarde);

2. Os Crescidos do grupo da manhã, todas as semanas, organizados em grupos de 3 pessoas, colaboram nas actividades e aprendizagens do grupo da tarde, fazendo de tutores: ajudam os "iniciados" a resolver os problemas que aparecem quando estão ao computador, explicam como ultrapassaram dificuldades e receios semelhantes, ensinam novas formas de fazer determinada acção, apoiam, incentivam... cooperam numa entre-ajuda brilhante! São uns verdadeiros tutores, mentores, professores, colegas, o que também os faz sentir muito bem, valorizando o que sabem, o que conseguem fazer, as aprendizagens que foram adquirindo ao longo do tempo, no Teclar, e não só!
É ou não verdade?! Nada como os próprios responderem! (fico a aguardar comentários com as vossas opiniões)

3. Além disso, alguns dos Crescidos quiseram ter o seu próprio blog, por gostarem de escrever ou por quererem experimentar, para falarem das suas histórias, para darem a conhecer as suas experiências, as suas habilidades e vocações, entre outros motivos! E hoje criaram os seus blogs individuais:

http://avomargarida.blogspot.com (Margarida)
http://clubartnet.blogspot.com (Maria José e Graça)
http://trabalhinhosdavo.blogspot.com (Maria da Cruz)
http://repousa.blogspot.com (Adelaide)

Além destes, a Elisa e João Pinto já tinham o seu, rico em histórias e memórias que trouxeram de África:

http://macuadenacala.blogspot.com


E também sei que o Jorge, apesar de não ter esse objectivo, nem tempo disponível, como me disse, experimentou criar um blog, pela experiência, para saber como era... E agora, vai continuar com o blog?

Há também Crescidos que ainda querem pensar nisso e terão o seu tempo para expermentarem, se assim entenderem!

4. Outro motivo para um novo visual do nosso blog refere-se às vivências que temos experienciado com os Pequenos da Cruz D'Areia, os trabalhos a evoluir, a entusiasmar, a desenvolver laços e a proporcionar a partilha de saberes!!
E mais um novo blog, que todos queremos acompanhar:

http://tecletras.blogspot.com

Estão todos de Parabéns!!

Tanta alegria, boa disposição, empenho, dedicação, aprendizagem, companheirismo, descobertas, convívio, entre-ajuda, colaboração, trabalho, ..... merecia uma mudança!

Beijinho para todos!
Joana

HOJE CRIEI O MEU BLOGUE!

Hoje, para mim, foi um dia de alegria, pois com a ajuda da JOANA, criei um blogue pessoal! Aí, terei o prazer de partilhar com todos, as mensagens que lá colocarei!
Se estiverem interessados, em espreitar, podem consultar o seguinte endereço:

http://trabalhinhosdavo.blogspot.com/

Um beijinho de agradecimento para a Professora JOANA.
Olá teclar------ OLÁ TECLAR ( uns + mais novos e - menos novos)









Tudo é assim bonito!
É preciso fazer de tudo um bocadito !
E estudar até ao infinito ...

26 de janeiro de 2009

Os Pequenos têm um blog!

Os nossos amiguinhos também já têm um blog deles, da turma, para poderem ir partilhando os trabalhos, aprendizagens, escritas e leituras que vão fazendo e recriando na sala, ao longo dos vários dias!

É o TecLetras - Escritas na Areia:
tecletras.blogspot.com













Assim, podemos todos acompanhar o que eles vão fazendo, participar, dando o nosso contributo!
Vamos a isso! ;)

25 de janeiro de 2009

As imagens falam por si!

Como foi fabuloso o dia de 4ª feira passada na sala do 1º D, na Cruz D'Areia!
Uma sala repleta de entusiasmo, alegria, trabalho, companheirismo, cumplicidade, colaboração... histórias, muitas histórias, leituras, desenhos, textos no computador, ilustrações de várias formas, recriação de personagens...!
Isto promete!

Observar Pequenos e Crescidos atentos a trabalhar, a trocar ideias, a organizarem-se, tomando decisões, partilhando e dividindo tarefas, com dedicação, imaginação, criatividade e... sabedoria!

No momento da reflexão uns disseram que aprenderam a pintar com aguarela; outros aprenderam a colocar acentos nas palavras escritas no computador; outros que o dia tinha corrido bem, que tinham avançado no trabalho...

Nada como as imagens de alguns dos momentos:

















































































































































Quero ainda contar uma passagem que ouvi durante rodopio que ia fazendo pelos vários grupos de trabalho. Uma Pequenina, a Maria Soledade, dizia:
- "Margarida tu sabes pintar muito bem!"
- "Dizes isso para me animares? Hoje não estou muito bem. Preciso mesmo de mimos!"
- "Sim, não fiques triste"...

E continuou...

BONECAS DE PANO

"PÁTIO DAS CANTIGAS"!!!

Ontem, no Auditório do Mercado de Santana, tive o prazer de assistir ao espectáculo realizado pelo Grupo, "TEATRO DAS CANTIGAS"! Gostei muito! Todos os intervenientes estão de parabéns!

Felicidades para todos e continuem a divertir - nos com as vossas paródias!!!

24 de janeiro de 2009

MIMOSAS!

Todos os anos na mesma altura a montanha veste o mesmo vestido de amarelo,
para ver se ainda lhe serve na cintura!

A GALINHA d'ANGOLA!



O PROMETIDO É DEVIDO!!!

Na última visita à Escola Cruz D'Areia, prometi aos meninos do nosso grupo"Os Palhaços", que iria enviar-lhes uma pequena histórinha...
Claro que com a vossa amiga Professora, todos juntos, ela mostrará e irá ler o texto, pois como todos são ainda pequeninos e andam aprender as letrinhas do A,B,C?
Espero que gostem da história e do vídeo!
Beijinhos para todos os alunos do 1ºano; para a Senhora Professora Conceição aquele abraço, aproveitando para agradecer a amabilidade e recepcção com que sempre nos acolhe!

A GALINHA D'ANGOLA

Coitada da galinha d'Angola
não anda regulando da bola
Não pára de comer
E vive a reclamar
Que está fraca:
-" Tou fraca! Tou fraca"!

Autor: Vinícius de Morais.
Aluna do Teclar.
Margarida.

23 de janeiro de 2009

Crop Circles- AGROGLIFOS.-1990-2007



FENÒMENOS DA NATUREZA POUCO DECIFRADOS!!!

Assunto muito vasto e controverso!
"QUE GRANDE MISTÉRIO PARA A NOSSA CIVILIZAÇÃO PLANETÁRIA".

Aconselho, para quem estiver interessado,ter conhecimentos sobre estes fenómenos, façam pesquizas pela Internet. Assim ficam a saber um pouco destes desenhos, como surgem,etc. Tema interessante!
Margarida.

22 de janeiro de 2009

PASSEIO A POMBAL

Encontro com os Amigos da EB1/JI da Cruz D'Areia

Ontem os Crescidos foram à Escola dos seus amiguinhos, para trabalharem em conjunto; no grupo dos "Fofinhos", foi muito proveitoso; concluimos a história, cada um de nós leu uma parte, delineámos a sua apresentação, procurou-se que os meninos nos contassem o que tinham ouvido, foi gratificante o envolvimento da Ana Carolina do João e da Mª João.

Beijinhos

Graciete

O Meu Porto

Os Professores também Aprendem...

.............. Novas tecnologias






O vento sopra lá fora
E o saber está cá dentro.
Mas na Cruz d'Areia agora
Ensina-se, aprendendo.





21 de janeiro de 2009

De Novo com os Meninos da ....

........ ............... . Escola da Cruz D'Areia


A manhã de hoje foi de novo vivida com muita alegria, na companhia dos meninos do 1º. ano turma D da escola da Cruz D'Areia.
Depois da recepção muito agradável que nos foi feita pelos meninos, seguiu-se rigosamente a ordem de trabalho estabelecida para esta manhã, esboçando cada grupo a sua respectiva tarefa.

Depois de desenhados alguns dos inspirados trabalhos, foram os mesmos levados para o "atelier"
de pintura a fim de serem coloridos a propósito....


...por verdadeiros artistas!


Concluíram-se os trabalhos com uma análise de pormenor. Que tal?


LAVATÓRIO ANTIGO!!!



Antigamente, no tempo dos meus avós, era hábito ter no quarto de dormir, um Lavtório igual ao da imagem.Também tinham um "bidé", espécie de bacia para utilizarem para lavar os pés e que se encontra na iamgem coberto com um pano!
O modo de viver era muito diferente dos dias de hoje!!!

Manhã Maravilhosa ....


Olá a Todos
Esta é mais uma fotografia que mostra a concentração de todo o grupo a escutar atentamente um momento de poesia!!!...
Beijinhos a todos
Colega amiga
Lena S.

Momentos Mágicos .......


Pequenos Amigos e Amigos Crescidos

Foi uma manhã de trabalho, muito animada e proveitosa, que passámos na Escola da Cruz d' Areia !!!...
Pequenos amigos e amigos crescidos juntaram-se para prosseguir os seus trabalhos!
Ouviram-se lindas poesias sobre o Vento, já que os nossos amiguinhos andavam a aprender a letra " V " ......
Uma das poesias é mesmo da autoria dos nossos coleguinhas e foi declamada por todos, com imensa graça....
Trabalhou-se quer em desenho, quer em pinturas e escreveu-se nos computadores o início de algumas historinhas!
Todos nós trabalhámos muito sobre a super visão das nossas queridas professoras São Coelho e Joana Viana!
Como é velho hábito, encerraram-se os trabalhos saboreando um bolo delicioso!.....
Agradecemos às nossas professoras a bela convivência que nos proporcionaram!....
Ficamos a aguardar com ansiedade novas manhãs de trabalho e o lanchinho do encerramento!!!....
Beijinhos da amiga
Helena Serrador

LENGALENGA AO VENTO

Porque hoje vimos os desenhos que fizeram ao VENTO, e a aprendizagem do V...
Aqui vai uma "Lenga-lenga"...

Andava o Senhor Vento...

Um dia passeando encontrou uma formiga:
- Senhor Vento, que força!
Lá caí de barriga!
Andava o Senhor Vento bailando no olival quando viu um lagarto:
- Senhor Vento que força!
- Já nem aqui escapo...
Andava o Senhor Vento a rir pelo pinhal quando ouviu uma galinha:
- Senhor Vento que força!
Uma pinha, na pinha!
Não me empurre que aleija!
Então o Senhor Vento foi para o alto do monte e encontrou um moinho:
-Senhor Vento, que bom!

EU ESTAVA SOZINHO!

20 de janeiro de 2009

Estrelas no céu ............. António Gedeão







Cansei os braços

a pendurar estrelas no céu.

Destino dos fados lassos.

Tudo termina em cansaços

Braços

e estrelas

e eu.

A vida flui como um novelo que se desenrola,

como um leque silencioso que se abre,

enquanto, no ovo, um rumor que se encaracola,

se encaracola e desencaracola,

até quando, num repente,

se dispara, incandescente,

como na dança do sabre.

Ó delírio de sentir,

doença de interrogar,

febre do nunca atingir!

Temperatura de partir

na esteira do insaciar.

António Gedeão

Felicidades...........Barack H. Obama

Nesta hora de grande EMOÇÃO para todo o MUNDO venho desejar as maiores Felicidades ao HOMEM que todos nós esperamos com grande ansiedade!!!....Que traga paz, união e amor a Todos , independentemente da sua raça e religião! Coragem Obama que Deus lhe dê saúde e força para levar a cabo a sua nobre missão, que todos desejam tão ansiosamente.
Parabéns ao RENASCER da AMÉRICA que acaba de ter o seu NOVO PRESIDENTE!!!



Descoberta dos Fractais

Experiências do PhotoStory.

A aluna do TECLAR, Margarida.

IMPRESSÂO DIGITAL


Os meus olhos são uns olhos.
E é com esses olhos uns
que eu vejo no mundo escolhos onde outros, com outros olhos,
não vêem escolhos nenhuns.
Quem diz escolhos diz flores.
De tudo o mesmo se diz.
Onde uns vêem luto e dores
uns outros descobrem cores
do mais formoso matiz.
Nas ruas ou nas estradas
onde passa tanta gente,
uns vêem pedras pisadas,
mas outros, gnomos e fadas
num halo resplandecente.
Inútil seguir vizinhos,
querer ser depois ou ser antes.
Cada um é seus caminhos
Onde Sancho vê moinhos
D. Quixote vê gigantes.
Vê moinhos? São moinhos.
Vê gigantes? São gigantes.
António Gedeão

Que é andar O SOL lá fora???

















Que é andar o Sol lá fora?
É andar no céu subindo
um escarcéu de fogo vivo,
sacudindo e refulgindo
pepitas de ouro nativo?
(.........................................)

Será isso o Sol lá fora?

Eu conheço um Sol doirado
que é das minhas relações,
não tem céu determinado,
não destila mel coado
nem propaga ondulações,
Não é bem Sol.É desejo,
desejo de que sol fosse,
um cromático solfejo,
amargo de sabor doce.

esse circular sem centro,
esse esperar a qualquer hora,
esse iluminar por dentro,
será isso o Sol lá fora?

António gedeão
Saudades do SOL( num dia de inverno duro, escuro e triste)......

18 de janeiro de 2009

17 de janeiro de 2009

"AS RODILHAS"!!!


Aqui podem observar as "rodilhas" que as senhoras usavam por baixo dos cântaros para não magoarem a cabeça!

RECORDAR O PASSADO!!!

Nos tempos antigos, na maioria das nossas Aldeias não havia água canalizada nas casas e, então, era nos "Fontenários" ou "Fontanários" que as pessoas iam buscar água para fazerem a comida e beberem. Levavam um cântaro de barro que depois de cheio de água colocavam à cabeça,pondo por baixo dele uma peça redonda aque se chamava "rodilha"!!!
Como podem ver pela imagem, as senhoras andavam descalças pois só usavam sapatos ou botas nas festas ou para irem à feira, o que para elas devia ser um aborrecimento, uma vez que estavam habituadas a trazer os seus pés completamente à vontade!!!Algumas pessoas levavam os sapatos num saquinho e quando chegavam ao destino, calçavam - se.
Outros tempos, outros usos!!!

JOSELITO-Campanera-Vídeo Inédito



Quem se lembra deste miudo espanhol?
Para recordar!

16 de janeiro de 2009

AMAPOLA



Quem não se lembra desta beleza de canção?
Isto será para os mais crescidos recordarem.......tempos passados!
Margarida.

"AS LAVADEIRAS"!

Depois de ter colocado o tanque de lavar a roupa, encontrei esta imagem das lavadeiras que lavam a roupa em conjunto! Ou seja "lavar roupa suja", nos dois sentidos da mesma!!!

15 de janeiro de 2009

"LAVAR NO TANQUE"!!!

Antigamente, nas casas, não havia água canalizada e nas cidades a roupa era levada para as aldeias, pelas senhoras que se chamavam "lavadeiras"e a quem tinhamos de pagar para nos lavarem a roupa no rio. Usavam as barras de sabão para ensaboarem a roupa. Esfregavam com as mãos e batiam-na no tanque, para ficar branquinha e até a punham ao sol a corar e secar.
Mais tarde, a água começou a ser canalizada nas casas e começaram a aparecer os tanques de cimento igual ao da imagem.
Eu, nos primeiros anos de casada, também usei um tanque como este!
Hoje, graças às novas tecnologias, quase todas as pessoas têm, em casa, uma máquina de lavar e secar roupa, o que facilita imenso a vida da dona de casa!
Esta mensagem é, especialmente, para os Pequeninos saberem como era a vida noutros tempos!

Femininos e Masculinos!!!


Se a fêmea do bacalhau
se chamasse bacalhoa
podia pescar-se em Macau
ou mesmo em Lisboa.

Se a fêmea do bacalhau
se chamasse bacalhoa
a fêmea do lacrau
podia ser a lacroa.

Se o macho da libélula
se chamasse libelão
podia andar de chinela
para não por o pé no chão.

E o nosso amigo sapo?
se a mulher fosse sapoa
vestia um novo fato
e andava de canoa!

ERA UMA VEZ


"Era uma vez sem floresta
Sem castelos, guerras, leões...
Nem bruxas, príncipes, princesas,
Fadas, gigantes, anões.
Era uma vez simplesmente
E nem entrou para história
Restou apenas a abóbora
E uns ratinhos no porão.
Dos beijos em noites de lua
Promessas de amor, sedução,
Ficou sapo gordo que pula
Sem grande papo arrastando no chão.
Acorda de susto a adormecida
Sapatinhos quebrando em seguida
Cristais dos seus sonhos, "Cinderela"...
Era uma vez... E ainda bem que era!
(Rose Felliciano)

"BONECOS"!!!

Ao pesquisar na NET, encontrei esta imagem que achei interessante pois podemos ver que as nossas queridas cebolas, não servem só para nos deliciarem nos nossos alimentos, mas também para trabalhos manuais!
Ofereço esta imagem, especialmente, para os nossos amiguinhos pequeninos da Cruz d'Areia!

Um grande beijinho para eles e um Bom Ano para a professora SÃO e Meninos.

Maria da Cruz

14 de janeiro de 2009

Finalmente......

Olá meus AMIGOS:

Finalmente recebi o meu computador!!!.....

As saudades eram muitas pois há mais de um mês que não O tinha....Agora recebi-O e, ....vamos vêr por quanto tempo....

As saudades eram tantas como aquelas que sinto do bom tempo, do mar azul e,...claro de S. Pedro!!!

Assim....coloquei uma paisagem que me traz também muitas saudades e, que é a minha preferida de S. Pedro....É a vista que observo diariamente quando estou no meu cantinho.....

Agora, os colegas já podem comunicar comigo pois já estou operacional!!!...

Beijinhos e saudades a todos

lenita m. serrador

Depois do tempo de festas...

Voltámos ao Teclar!

Na semana passada voltámos ao Teclar...

  • De manhã estivemos a fazer o ponto de situação dos projectos de cada grupo de Crescidos com os nossos amigos Pequenos, do 1º D, da Escola da Cruz D'Areia. Já temos muitas saudades e todos querem continuar as suas histórias...!
Estivemos também a treinar copiar e colar ficheiros do computador para a pen, ou de uma pasta para outra, para organizar o computador, os documentos, as fotografias!
Treinou-se também a criação de slideshows no photostory, para quem ainda tem algumas dificuldades e começaram a definir-se ideias para quem quer criar um blog pessoal!
Os próximos dias prometem!

  • No grupo da tarde imprimiram-se os documentos que andaram a criar no Word, para treinar escrever no computador, textos alusivos a uma breve história de vida! Cada pessoa analisou o seu documento e melhorou os aspectos que considerou importantes, fazendo-se também correcções. E inseriu-se o cabeçalho e rodapé.
Aprendemos a criar uma pasta e a copiar o documento para a pasta criada!

Nos próximos dias iremos explorar o mundo da Internet!
Mas para recordarmos deixo aqui um vídeo das aprendizagens no Word.



Boa semana para todos!!

As Janeiras também se cantam...

...No Projecto Teclar


Boa noite, meus amigos,
Boa noite venho desejar,
Venho pedir as Janeiras,
Para o nosso Teclar.
.
Novo ano, Ano Novo
Ano Novo, atribulado,
Venho cantar as Janeiras,
Embora um pouco atrasado.
.
É também para as criancinhas,
Que peço com o meu cantar,
Peço também as Janeirinhas,
Para os meninos do Teclar.
.
Mas acabou-se esta cantiga,
Vamos agora descansar,
Já que amanhã, com a nossa amiga,
Lá estaremos...no Teclar.

13 de janeiro de 2009

A PEDRA.


O distaído nela tropeçou...
O bruto a usou como projéctil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fêz assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drumond a poetizou.
Já David matou Golias e Miguel Ângelo extraiu-lhes a mais bela escultura...

E em todos esses casos,
A diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe" pedra " no seu caminho que você não possa aproveitá-la
para seu próprio crescimento.

Cada instante que passa é uma gota de vida
que nunca mais torna a cair,
aproveite cada gota para evoluir...

Das opotunidades saiba tirar o melhor proveito,
talvez não tenha outra chance.

Autoria de António Carlos Vieira.

10 de janeiro de 2009

A VERDADE SOBRE OS ABRAÇOS.

O VALOR DE UM ABRAÇO
Os abraços:
São dietéticos( não engordam a alma e não causam doenças ou cáries.
São totalmente naturais( principalmente os que vem do coração).
Não contém conservantes, ingredientes artificiais ou pesticidas.
São livres de colesterol, adoçados com ingredientes disponíveis na natureza e não industrializados e são totalmente recicláveis.
São fáceis de transportar e não necessitam de pilhas ou baterias...eles estão dentro de nós!
Estão isentos de impostos, totalmente regeneráveis e auto-suficientes energeticamente aconselháveis para dias frios e chuvosos.
São especialmente eficazes em tratamentos de problemas como: pesadelos, solidão, enfermidades, perda de um ente querido, depressão das segundas-feiras...

Nunca deixes para amanhã se podes abraçar alguém hoje, porque quando dás um abraço a alguém, no mesmo instante estás recebendo outro de volta!

-Nós em Portugal não somos de abraços.
Somos mais...beijos.
Para mim, os abraços são uma espécie de energia vital que alimenta a felicidade( ou o que quer isso seja).
Alguém disse que não se pode embrulhar o amor dentro de uma caixa, mas pode embrulhar-se alguém num abraço.
Já tiveram a vossa dose diária de abraços hoje?

A colega do Teclar.


8 de janeiro de 2009

AGRADECIMENTO


Depois de uma pequena ausência aqui estou novamente a escrever no nosso blog.
Desta vez a minha mensagem é de agradecimento para a Joana, DRA Isabel Varregoso e todos os colegas e amigos do Projecto Teclar.
Sim , quero agradecer todos os mails, telefonemas e msns enviados por todos, para saberem da minha saúde e de meu marido.
Com amigos destes até a doença foi embora, graças a DEUS, pois ambos estamos melhor.
Para todos deixo aqui o meu muito obrigada e sei que amigos destes há poucos!
Um grande beijinho para todos e, se DEUS quiser, na próxima 4ª feira lá nos encontraremos no Teclar.
Maria da Cruz

6 de janeiro de 2009

BOLO REI !!!

"Bolo Rei é um bolo tradicional português que se come por alturas do Natal (25 de Dezembro) até ao Dia de Reis (6 de Janeiro), numa clara alusão aos mesmos ( REIS MAGOS ).
De forma redonda com grande buraco no centro lembra uma coroa pintalgada de frutos secos e cristalizados.
No interior do Bolo-Rei encontam-se misturadas com a massa branca e fofa: passas, frutos secos, frutas cristalizadas além da característica fava, dizendo a tradição que tem o direito a pedir um desejo a quem tal fava lhe calhar em fatia (ou muitas vezes cabendo-lhe o pagamento do jantar).
Inicialmente escondia-se também em cada bolo-rei uma pequenina surpresa ou brinde.
Actualmente, a inclusão de brinde foi proibida por alegados motivos de segurança, já que o é feito de metal".

Uma curiosidade: sabem que no Brasil também existe a tradição do BOLO-REI?
Remonta ao período colonial e é uma herança cultural portuguesa.
À pessoa que encontra a fava, cabe o dever de oferecer em retribuição ao dono da casa, no ano seguinte, um BOLO-REI.

Espero ter adoçado um pouco a boca e a alma da turma Teclar...
Resto de NOITE FELIZ !

Votos da colega amiga.



» CANTAR AS JANEIRAS

No Natal, os cânticos são uma parte importante das celebrações.

Em Portugal cantam-se as Janeiras, a 6 de Janeiro, no Dia de Reis e, no mesmo dia, cantam-se em Espanha os" Villancicos ", geralmente acompanhados por pandeiretas e castanholas.

As Janeiras são uma tradição antiquíssima.

Formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central, desejando de uma forma tradicional um Bom Ano a todos os presentes.

Nos grupos dos Janeireiros, toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras:
" Nesta altura juntam-se os amigos que vão cantar as Janeiras a casa dos vizinhos. Antigamente recebiam filhoses, vinho, chouriços e outros artigos que as pessoas possuiam".

No entanto, cantar as Janeiras ainda se faz um pouco por todo o País.

As pessoas visitadas eram (são) normalmente muito receptivas aos cantores e aos votos que vêm trazer, dando-lhes algo e desejando a todos um Bom Ano.

Mas há sempre alguém mais carrancudo que não recebe bem os Janeireiros e então às pessoas que abrem"Bem" a porta canta-se assim:
Esta casa é tão alta
É forrada de papelão
Aos senhores que cá moram
Deus lhe dê a salvação.
E aos que não abrem a porta, canta-se uma canção a dizer que os Janeireiros estão zangados, porque as pessoas não abrem a porta... É assim:
Esta casa é tão alta
É forrada de madeira
Aos senhores que cá moram
Deus lhe dê uma diarreia.

É de referir que no fim os Janeireiros fazem uma festa e petiscam: bebem vinho e comem os chouriços assados.

A TODOS OS COLEGAS,JOANA E AMIGOS, DESEJO UM FELIZ DIA DE REIS!

2 de janeiro de 2009

CINDERELA.



Para todos os pequeninos e crescidinhos.

Abraços. Margarida

1 de janeiro de 2009

Feliz Ano 2009

A cada dia da nossa vida, aprendemos com os nossos erros e com as nossas vitórias, mas o importante é saber que todos os dias vivemos algo de novo. Que no Novo Ano que agora se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita saúde, paz, alegria e esperança, pois a vida é uma dávida e cada instante é uma benção de Deus.
Que o espírito de Natal esteja sempre presente em todos os dias deste Novo Ano.