31 de maio de 2008
Calçadão de Monte Gordo...
30 de maio de 2008
Antigamente as Casinhas Portuguesas...eram assim
Pois é... eram assim antigamente as Casinhas Portuguesas ... lindas, muito lindas mesmo!
Mas digam adeus a estas nossas casinhas pois, com vêem , "esta" já está rodeada de prédios altíssimos (nesta foto não estão os mais altos)!...
É uma pena ... procurei fazer mais fotos mas, em todo o calçadão de Vila Moura, só encontrei mais uma!...
Quis pô-la ao lado desta mas, não consegui... Faltaram-me mais umas liçõezinhas... para o ano será se os Deuses, as Fadas e os Céus o permitirem...
E com esta me despeço...
Um abraço para Todos
Colega e amiga
lena serrador
Encerramento com CHAVE DE OURO!!!...


Ao grupo "Teclar"
Escrevo a minha mensagem em meia dúzia de palavras e elas aí vão:
Oh Deuses!! Oh Céus!! Oh Fadas!!
Proporcionai-nos tardes semelhantes.
Oh Deuses dai saúde aos componentes do grupo teclar.
Oh Céus, continuai a dar imaginação ao grupo!
Oh Fadas! Fadai o grupo e não os deixeis parar.
Um abraço para todos, tá bem! !!
O COLEGA
joão quinta
Último dia de Aulas

Um abraço de amizade da colega
Mensagem
JOÃO QUINTA
29 de maio de 2008
ÚLTIMO DIA DO TECLAR!

Depois de alguns meses de trabalho com a Joana, com os Amiguinhos da Escola da Cruz d'Areia, Professora São e respectivas Estagiárias, temos que deixar de visitar a ESEL, pois vamos de férias.
Férias bem merecidas, especialmente para a nossa Querida Professora Joana, que tanta paciência e atenção, nos tem dedicado durante estes três anos de aulas.
É pena interrompermos, mas todos estamos confiantes que no mês de Setembro, nos iremos reencontrar, para que a Joana ainda nos possa transmitir mais alguns conhecimentos sobre informática, como Ela tão bem sabe!
De certeza, que durante o periodo de férias, todos iremos comunicar uns com os outros e com a Joana, para que o BOM AMBIENTE e AMIZADE que se criou entre nós, não se perca durante as férias.
Desejo umas Boas Férias a todos os colegas. Para a Joana um óptimo descanso, para que em SETEMBRO esteja com coragem para dar continuação ao Projecto Teclar e os seus alunos «Velhotes», aprenderem mais...e mais...
28 de maio de 2008
Notícias da nossa sala!
Olá amigos crescidos! Como vão vocês?Tudo vos corre bem? Temos saudades vossas e muito para vos contar.Não podemos contar tudo (temos feito imensas coisas), mas vamos falar de algumas. Aqui vai:
Concorremos aos desafios Matemáticos. Nós, o Francisco Lino, a Sarah e a Liliana fomos apurados para ir à final. O Francisco Lino e a Sarah tiveram 95% e a Liliana teve 97%. Hoje vamos à final na E.S.E.L. Outros meninos, como o Vazão e outros, também tiveram muito boas notas mas não conseguiram chegar à pontuação mínima. Paciência....Já foi bom termos concorrido. Estamos um bocado nervosos. Mas temos de dar o nosso melhor! Por falar em dar o nosso melhor, também o temos de fazer no nosso livro de curso, que estamos a realizar. Com todo o gosto querÌamos convidar-vos para a nossa festa de finalistas que se irá realizar no proximo dia 18 de Junho mas, se quiserem vir no dia da festa da turma que será no dia 5 de Junho também podem vir. Comtamos com a vossa presença. Também já fizemos as Provas de Aferição. A Prova de Língua Portuguesa foi numa Sexta-feira e a de Matemática numa Terça-feira. As Provas correram muito bem e não eram complicadas. A de Língua Portuguesa quase só só tinha interpretação e pouca, muita pouca gramática. Nós aprendemos muito mais coisas do que aquelas que saíram. Na Matemática também. A professora diz que temos que ter calma e esperar para ver os resultados. Aí é que poderemos falar melhor. Até um dia destes
Beijocas dos alunos muito amigos do 4º. D.
27 de maio de 2008
E...ainda Segóvia...uma praça...Um Coreto....
Olá meus amigos:
Esta é uma das praças principais de "Segóvia", onde figura, no lugar central, um "Coreto"!... Claro que me lembrei logo da nossa amiga Maria da Cruz e fotografei-O expressamente para Ela... Este não figura na sua colecção privada!...
Mas, como a minha máquina não tem um "zoom " potente, (como as dos colegas Dias e Margarida), o dito "Coreto" ficou muito ao longe... ...pobrezinho.... Ainda assim faltar-me-à descobrir a localização certa do tal ponto... não será? Que dizem?....
Mas, enfim, M. da Cruz boa vontade não faltou!... Espero que goste...
Aquele Abração a Todos
Amiga e colega
lena m. serrador
Continuando com SEGÓVIA....
Como vêem, também nesta rua há muitas misturas de estilos...
Um grande beijinho para Todos os Meus Amigos
Até sexta, dia 30
Amiga e Colega
lena m. serrador
E...ainda Segóvia....
E, para comprovar a desorganização de alguns locais, das "Cidades Espanholas", aí está - uma casa antiquíssima, lindíssima (com umas janelas, que me fazem lembrar as da nossa "Casa dos Bicos") - e, ao lado uma de azulejos cor de açafrão bem forte!... No entanto, reparem que as varandas de cima têm umas barras em ferro forjado trabalhado lindíssimas...e... o letreiro da casa tem a mesma cor de açafrão... são assim os Espanhóis... cheios de pormenores... eu adoro!...
E, por hoje não vos maço mais...
El abuela...lena m. serrador
SEGÓVIA
Estou de regresso
Depois de tantas mensagens e fotografias bonitas sobre tantos espaços belos do nosso país, partilho também convosco, algumas fotografias de Helsínquia e de Estocolmo!
Cidades organizadas, limpas e cuidadas.
Estocolmo é uma cidade encantadora!
beijinho
26 de maio de 2008
Trecho do Rio Lis
Cheguei ontem do Algarve!...
Pensei que vos trazia fotos muito bonitas dos lugares muito aprazíveis que visitei e,... foram muitos, mas o mau tempo não permitiu!...Tive muita, mesmo muita pena, pois vi paisagens e monumentos históricos que gostava de vos mostrar...mesmo assim ainda consegui fotografar coisas interessantes mas, só na aula de sexta conseguirei com a ajuda da "nossa Joana" passar para o computador!... Ainda tentei mas, não tive êxito pois, achei muito complicado!... Assim, porque queria dizer-vos que já cá estou e que já tenho saudades vossas, resolvi colocar um "pedacinho do nosso Rio Lis"!... Mas, o Jorge tem carradas de razão, nesta foto é muito evidente a poluição da água...que me desculpe o Jorge mas as árvores estão tão lindas e verdinhas... e esta zona pedonal é tão maravilhosa que não resisto a colocá-la no nosso "blogue"!... Entretanto pode ser que a nossa autarquia cuide de salvar o nosso lindo Rio , que com o nosso Castelo fazem o orgulho dos Leirienses...
Até à publicação de mais fotos...
Um grande Abraço a Todos
Amiga e colega
lena m. serrador
24 de maio de 2008
Ao Grupo do Teclar...

23 de maio de 2008
Saudades!

Não sei se a JOANA, na Finlândia, terá tempo para matar saudades dos seus alunos do TECLAR, mas, se tal acontecer, verá a mensagem quando chegar ao nosso querido País! Daqui, e para lembrar que hoje era o nosso encontro na ESEL, envio, em nome de todos os colegas e no meu, um grande beijinho, um bom trabalho e um pouquinho de passeio! Esta foto é a Catedral Lutheran em Helsinki!
Desejo uma óptima viagem!
22 de maio de 2008
Festividade da Igreja Católica
A solenidade e grandiosidade da Festa é tal que no nosso país não deve haver freguesia paroquial que não se curve à passagem da Custódia com Jesus Sacramentado em procissão solene, sob chuva de pétalas coloridas, percorrendo ruas atapetadas de flores e ladeadas por paredes engalanadas com belas colchas pendentes de janelas e varandas.
Para nós católicos, trata-se de um dia Santo de grande significado, ficando em comunhão com Deus, " quem dele comer viverá eternamente ".
Esta Solenidade Litúrgica, conhecida popularmente como " Corpo de Deus ", é , de acordo com a lei geral da Igreja, um dos dez dias festivos de preceito.
A TVI, de manhã fez a transmissão directa da Igreja Matriz de Paços de Ferreira ( Capital do Móvel ) a missa do Corpo de Deus.
Assisti à celebração pela tv, foi uma demonstração e exultação ao Sacramento da Eucarístia. Além dos crentes, brilharam com sua presença o Orfeão e uma banda de musica da terra, nesta solenidade.
No final da missa, no adro e ao redor da matriz lá se encontravam os tradicionais tapetes de flores, tudo o que a criativadade proporciona para este Dia Santo.
Um bom e feliz Dia Santo para todos.
Margarida.
21 de maio de 2008
Agradecimento ao JORGE!

Um abraço e mais uma vez muito agradecida
A propósito de "Portugal... e os «Colonos» em 2008"

Enquanto eu estava comodamente recostado no sofá, torcendo para que o Sporting marcasse, estavas tu a escrever o interessante, histórico e humorístico texto com o título em epígrafe.
Ontem à noite, enquanto tu procuravas o meu comentário no blogue, estava eu a ver "O Dia Seguinte". Desencontros...
Só hoje, porque alguém me alertou, vim ao blogue ver o delicioso texto que me dedicaste. Não te conhecia essa veia humorística. Parabéns!
Devo dizer-te que tens toda a razão quando sugeres que os terrenos baldios de Leiria (e não só!) deveriam ser cultivados e embelezados pelas razões que apontas e por mais uma: é que tudo quanto é produzido por cada um de nós tem um sabor especial... Pode ser igual ou até pior, mas para quem se empenhou no seu cultivo, o acompanhou e o viu crescer todos os dias... aquilo é o melhor que há. E fica sabendo, amigo Jorge, que é o carinho com que se cuida das coisas, ainda que só se disponha de um velho sacho, relíquia dos tempos do campismo, que nos proporciona o místico prazer de colher e saborear o que produzimos.
Um agricultor, sem a necessária sensibilidade para lidar com as suas plantas, ainda que disponha de um moderno parque de máquinas e das mais sufisticadas ferramentas agrícolas, poderá produzir maior quantidade, mas jamais conseguirá frutas e legumes com o mesmo sabor daquelas que produz quem trata da sua horta com carinho, ainda que disponha apenas de um velho sacho.
Fica sabendo, amigo Jorge, que as rosas das minhas roseiras são as mais lindas e perfumadas, não por serem podadas com uma tesoura brilhante e prateada, mas porque eu falo com elas todos os dias e as cumprimento todas as manhãs quando vou à varanda donde elas aguardam o meu sorriso... e tenho que olhar em todas as direcções, não vão as sardinheiras, as hortências ou os goivos terem ciúmes das rosas.
Avança com essa tua idéia do cultivo de todos os baldios da cidade. Quem sabe se com as máquinas e ferramentas que tens armazenadas com pouco uso, com a ajuda do Zé Ricardo e com a minha sensibilidade e carinho para lidar com as plantas não transformaríamos esta nossa cidade num verdadeiro roseiral, evocando o milagre das rosas e em homenagem à rainha Santa Isabel que por cá viveu.
Então, sim, pediríamos à nossa colega Elisa para ensaiar um coro com todas as senhoras do nosso grupo e cantaríamos um hino que poderia ter por nome "Cantam Flores no Roseiral". Claro que a reportagem fotográfica ficaria a cargo da nossa mais credenciada fotógrafa, a colega Helena Serrador.
Vai longo o devaneio, e por aqui me fico. Já passa da meia noite e por isso a publicação fica com data de 21 em vez de 20.
20 de maio de 2008
Aguarela
NOTÍCIAS
Já há muito que não vinha ao Teclar, por falta de tempo, mas ultimamente por ter ficado sem Internet. Hoje fiquei surpreendida com tantas notícias...
Do convívio do nosso almoço, já muitos falaram, mas não deixarei de reforçar, que foi "uma maravilha"...principalmente pelo convívio tão são, entre todos os componentes do Teclar.
Um obrigado, muito especial à Ilía por tanta amizade e boa disposição.

Deveria ter sido eu, como elemento do Coro do CANTÁBILIS, a dar a notícia e não o pude fazer pela falta de Internet. Agradeço no entanto à amiga Maria da Cruz pela notícia tão pronta e tão completa do evento e aproveito para vos oferecer o poema dos CANTARES DOS BÚZIOS, a pedido da amiga Lenita Serrador, do grande Poeta Afonso Lopes Vieira:
REFRÃO
Nos Búzios cantam aléns
Do mar, que chora a cantar,
oh mar que choras cantando
eu canto e estou a chorar!
Ai ondas do mar, ai ondas
Oh jardim das alvas flores
sobre vós, ondas, ai ondas
suspiram os meu amores.
Com rosas desse canteiro
se há-de enfeitar o amor meu,
ai ondas do mar, ai ondas,
rosas bravas do escarcéu.
Areia loira da praia,
por que tens mancas de luz?
-Foi o sitio onde pousaram
os teus pés brancos e nus.
Ai ondas do mar, ai ondas,
olhai ao alto e contai
se o meu amor me lá vedes,
para lhe eu mandar um ai!
Ai ondas do mar, ai ondas,
em bem vos quero lembrar:
"a minha alma é só de Deus,
o corpo da água do mar!"
Beijinhos para todos e bom regresso da viagem para a Joana.
Elisa
Sempre a Teclar...
Muitos parabéns pelas bonitas e deliciosas mensagens e comentários que têm colocado no nosso blog!
O almoço do Teclar foi realmente fabuloso, por todos os momentos vividos, pela saborosa comida, convívio, passeio e a arte de divertir e bem receber da Ília.
Obrigado a todos pelo carinho, simpatia, boa disposição e amizade!
Pelas mensagens que têm escrito!
Como sabem esta semana vou estar fora, mas vou tentar continuar a acompanhar as vossas mensagens no blog.
Reencontramo-nos no dia 30 de Maio!
beijinho grande para todos
joana
19 de maio de 2008
As minhas hortenses

Eu, faltei ao prometido pois disse-vos que colocaria uma casa "belle époque ", no nosso blogue, das que há naquela zona mas o tempo não o permitiu, como sabem... Também , em boa verdade, depois de ter ficado apaixonada pela casa da nossa amiga, já me era um pouco difícil fotografar outra...
Em compensação deixo-vos estas lindas hortenses, como as da Ília hão-de ficar daqui a umas semanas...
Beijinhos a Todos e até à próxima
amiga lenita
Almoço do teclar

Na verdade, como todos disseram, foi um dia bem passado pois houve muita alegria, boa disposição, boa companhia e muita comidinha!!!
É pena que não façamos com mais frequência estes encontros que tão agradáveis são!
Começámos pelo encontro junto à Câmara, o que foi muito agradável, pois tivemos o prazer de conversarmos um pouquinho enquanto esperavamos a "Nossa Joana" e o seu marido João.
O cortejo seguiu directo ao Coimbrão, onde a nossa colega e amiga Ília nos esperava com a colega Eugénia.
Recebeu-nos no seu Palacete, com todas a pompa e circunstância...oferecendo-nos uns deliciosos aperitivos acompanhados da óptima Ginjinha, oferecida pelo nosso colega João Quinta!
A Ília é Aquela AMIGA!!!
Obrigada à Ília pelos aperitivos e pela maneira simpática como nos recebeu, obrigada ao sr. João pela Ginjinha e um obrigada muito especial para a JOANA, por toda a paciência que tem tido para me aturar durante estes tês anos, e pela linda GEREBERA que nos ofereceu.
Para o João vai também o meu agradecimento, por ter a paciência de acompanhar a Joana e nos fazer companhia!
18 de maio de 2008
PAPA JOÃO PAULO II
Também nessa cidade em 1958 foi nomeado Bispo Auxiliar passando 4 anos depois ao cargo máximo na sua diocese.
Foi elevado a Cardeal em 28.06.1967 e eleito Papa em 16.10.1978, adoptou o nome de João Paulo II e rapidamente se colocou ao lado da paz e da concórdia internacionais, com intervenções frequentes em defesa dos direitos humanos e das nações.
Motivou o diálogo inter-religioso, o ecumenismo e a cultura da paz.
Participou no Concílio Vaticano II , na qualidade de bispo e arcebispo, contribuindo para a publicação da "Guadium et Spes", um dos 2 documentos historicamente importantes e influentes do Concílio.
Era um Grande devoto de Nª Senhora de Fátima, que visitou em Maio de 1982, em 1991 como peregrino, e em 2000.
Não resisto a citar a Homília que pronunciou na Festa da Mãe de Deus e XXXVIII Dia Mundial da Paz em 1.1.2005, ano em que veio a falecer:
"Salve, Mãe Santa: tu deste à luz o Rei que Governa o céu e a terra pelos Séculos eternamente"
Portugal... e, os "Colonos" em 2008
Hoje, a minha intervenção neste blogue tem um único objectivo.
Provavelmente os caros colegas desconhecem um projecto que no tempo de Salazar foi realizado nas terras do Alvão/Vila Pouca de Aguiar. Nos anos 50, Salazar cedeu terras baldias e ajudas técnicas e financeiras a agricultores que quisessem aí desenvolver a sua actividade. Foi uma ideia brilhante! Esses agricultores chamados de "Colonos" foram bem sucedidos nas suas produções agrícolas e deram um grande contributo à agricultura nacional.
Entretanto, 58 anos depois verifico que há um "Colono seguidor" a testar aquela experiência no coração da cidade de Leiria, próximo do Largo Raínha Santa Isabel.
Lamentavelmente, constatei que este "Colono" cheio de coragem e boa vontade, altamente qualificado como agricultor biológico apenas dispõe como ajuda técnica de uma sa...cho...la e um se...rro....te velho. Apesar disso, consegue ter óptimas produções de morangos, uvas, salsa, hortelã e outros frutos... tudo biológico! Uma verdadeira guerra aos químicos.
Para a víndima já convidou alguns colegas do Teclar e os restantes certamente anseiam ser convidados.
Mas, porque não fazer um "Copy-paste" do projecto do Alvão para os baldios de Leiria?
O director geral poderia ser o nosso "Colono". O planeamento e apoio logístico seria dos colegas do Teclar, e apelando também às nossas reporters fotográficas para a sua divulgação, já que têm manifestado competências técnicas conforme se vê no blogue.
Dentro do projecto Teclar há certamente quem tenha alfaias agrícolas que disponibilize àquele nosso querido "Colono" e "colega", porque com aquelas duas ferramenta...zi...tas não dááá...
No tempo das novas tecnologias e novas oportunidades, alerto as entidades oficiais para alargarem este projecto a todos os terrenos baldios da cidade do Liz. Teríamos assim, uma cidade mais bonita e mais biológica. Todos nós, os 60+, podemos dar o nosso contributo. Sendo essas tarefas desenvolvidas com os cantares alegres dos poemas da Elisa, sempre alusivos ao momento.
Meu caro amigo, colega e "Colono", estou solidário contigo. És o meu líder! És o meu "Coach".
Prometo que vou contribuir com um serrote, uma sachola, e umas luvas, tudo novo! Tudo em primeira mão, tudo virgem! Tudo a brilhar! Tudo isto, para melhor desempenho da tua actividade agrícola.
um abraço extensivo a todos os amigos/as do Teclar e durmam bem!
Jorge Santos
Aperitivo na casa da Ília/Élia no Coimbrão
Antes de mais quero agradecer o amável acolhimento dado pela Ília em sua casa. Os aperitivos estavam óptimos. Bem haja.
Em segundo lugar quando quiserem que o Sporting ganhe é pedirem ao "Zé Ricardo" para se sentar numa cadeira para molhar o....., dá certo Sportinguistas! Esperemos que os adeptos dos outros clubes não lhe sigam o exemplo!...
Quanto ao almoço popriamente dito, não podia ter corrido melhor.
Em minha opinião é para continuar nesta aposta. O convívio foi óptimo e estou certo que vamos repetir. Daqui se parte para uma maior aproximidade entre todos, o que é verdadeiramente salutar.
Não se realizou o passeio digestivo como a Maria da Cruz sugeriu porque saímos tarde do Coimbrão, mas fica o convite para futuro.
O nosso rio Liz, apesar de ter as margens bem cuidadas não deixa de nos surpreender pela negativa quanto à sua água o que é de lamentar.
Quanto à fotografia do castelo, está de facto muito bonita. Parabéns à fotografa Helena.
É tudo e um abraço para todos.
Jorge Santos
17 de maio de 2008
VI Festival Afonso Lopes Vieira

Para lembrar o nosso GRANDE POETA, o programa foi excelente, pois foram três maravilhosos Corais, que durante duas horas, nos presentearam com as suas belas e deliciosas canções.
O primeiro Coral a actuar foi o "Coro Voces de Alfoz", Espanhol, que nos deliciou com algumas das suas canções. Em segundo lugar actuou o "Grupo de Tunos de Leiria", que nos presentearam com músicas antigas e não só!
Em terceiro lugar foi o "CANTÁBILIS" que nos deliciou com quatro poesias do nosso poeta.
O espectáculo encerrou com a poesia "OS BÚZIOS", cantada pelo "Cantábilis" e pelo "Coral Espanhol". Foi uma verdadeira maravilha ouvir aquelas vozes melodiosas, que devem ter encantado todos os espectadores.
Quero lembrar que esta poesia "OS BÚZIOS" é cantada por alguns corais, em Espanha.
Posso dizer, que para mim, foi um espectáculo muito interessante e que adorei.
Trecho do Rio Lis
É para vos convidar a fazer uma caminhada nesta linda zona, afim de fazer a digestão do prometido aperitivo em casa da nossa colega amiga Ília e do belo almoço por ela encomendado!...
O dia de amanhã está quase a chegar e estamos todos ansiosos!!!...
Para Todos, um lindo passeio, um
"Belo Almoço" , quer em "comidinhas saborosas" quer num" belíssimo convívio"!... E, que a Primavera nos acompanhe com o ASTRO REI!...
O DIA de AMANHÃ promete!...Que todos O aproveitem AO MÁXIMO....
Pela parte que me cabe prometo fotografar aquelas " lindas casas", "nouvelle époque " , que há no Coimbrão e, colocá-las no nosso blogue para as podermos apreciar, quando desejarmos.
Uma boa noite para todos para estarem bem dispostos e podermos juntos passar UMA BELA TARDE.
Beijinhos
lenita
16 de maio de 2008
CASTELO de LEIRIA de DIA
Aleluia! Aleluia!!
15 de maio de 2008
Finalmente consegui!!!

Hoje, aventurei-me, perdi o medo e pensei:
Se a Joana disse que era grátis hoje vou até ao fim. E assim fiz! Perdi o medo e aventurei-me!Assim, já tenho o programa instalado e agora sou eu que vou ensinar a minha filha, pois adorou este programa, quando viu o trabalho que tinhamos feito no TECLAR, há uns dias, com a JOANA.
Agor tenho que comprar uma máquina digital, aprender de seguida a trabalhar com ela, e a colocar as fotos no computador, para me divertir com este programa, que tanta confusão me fez para o instalar.!!!
Passeio no RIO ZÉZERE

Mais uma vez aqui estou eu a incentivar-vos para um passeio lindíssimo, através do Rio Zézere!!!
Passam-se umas horas agradáveis num barco panorâmico onde nos é servido
um "belo almoço" e convive-se com os amigos!...Além disso disfrutamos paisagens maravilhosas, como esta que aqui vos deixo para vos tentar...
Um grande abraço da colega
lena
SAUDADES ....dos AMIGOS!
Dia Internacional da Família

O RIO NABÃO

Aqui está uma foto do "RIO NABÃO " que tanta beleza dá à cidade de TOMAR! É lindo este parque com o seu rio, os seus chorões, as suas verduras , as suas flores e, com tanta água a murmurar em quedas...É enebriante ouvir o sussurro das águas e sentir toda a frescura do ambiente...
Aproveitem a Primavera fresquinha que dá para viajar e.. não nos cansamos, pois não há calor!...
Aquele Abraço
lena m. serrador
TOMAR

MAIS uma casinha...lagoa de ÓBIDOS
Mais uma casinha que penso que vos vai motivar a visitar esta bela zona e admirar tanta e tanta maravilha que existe neste nosso "LINDO CANTINHO" à beira mar plantado....
Pena é que não esteja focada com um zoom potente para a admirarem em toda a sua magnitude ... O mesmo digo a propósito da urze e da alfazema, que são muito lindas e em grande extensão!...
Beijinhos
lena m. serrador
E...ainda a nossa ERICEIRA
Este é um dos meus fraquinhos... passar para o nosso blogue alguns dos sítios onde estive e, compartilhá-los convosco!...Não sei se vos maço... se assim fôr dir-me- ão num comentário e , prometo parar!...Maçar, nunca...
Esta ,vai particularmente para a Maria da Cruz pois, tem precisamente uma esquina da varanda do restaurante FURNAS que falámos nos nossos comentários!...
E, lá estão as rochas, que tanto embelezam esta LINDA PRAIA...Só faltam as gaivotas que andam sempre a esvoaçar por cima das nossas cabeças...É um espectáculo!
Beijinhos a todos colega amiga lenita
14 de maio de 2008
Comentário ao comentário da Distinta Colega Helena Serrador
Estimada amiga Helena, antes de mais o meu bom dia, com muita saúde e já agora, sorria à vida, para que a vida lhe sorria!...
Devo esclarecê-la que gosto muito de escrever mas, nem sempre a vontade está disponível, fusíveis certamente desligados...
Mas, Helena, não tem que me agradecer pelo facto do comentário por mim inserido no blogue, relativo à mulher.
Como homem que sou, sempre prezei muito a mulher e, apelos a todos os homens que a vejam como o seu igual, que seja maximamente respeitada em todos os aspectos da sua condição, cheia de nobreza e credora de muito carinho e compreensão. Ela dá a vida, a alegria, o equilíbrio, a emoção e tudo o mais. Ela é, no meu entender como a primavera, volta sempre, sem nada lhe pedirmos, irradiando alegria, beleza, determinação e esperança!.
Quanto ao mundo perverso em que sobrevivemos, certamente e, fazendo algo no sentido de o melhorar em cada momento que passa, poder ser que um dia o ser humano, e daí, homens e mulheres, caminhem lado a lado de forma mais igual, sem oposições ou incompreensões e onde todos estejam mais empenhados na perfeição do relacionamento, deixando para trás o negativo, e que o amor autentico seja um elo forte entre ambos. O homem olha o referencial envolvente, pensa, e vai modificando a sua vivencia na direcção da perfeição ainda equidistante, filosóficamente falando!...
Helena, desta forma cumpri com o segundo e último "iten" prometido.
Bem haja e um abraço!
Jorge Santos
11 de maio de 2008
Leiria de noite

120 ANOS DE FERNANDO PESSOA

Não há nada mais simples.
Tem só duas datas:
A da minha Nascença e a da minha Morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus".
Fernando Pessoa
1888/2008
9 de maio de 2008
A Ericeira
As ovelhinhas nos Salgados
E,... para completar o bucolismo da região dos SALGADOS, depois de ter mostrado os montes e os moinhos só falta aparecerem estas ovelhinhas a pastarem,tão descontraídas, a tenra relva tão verdinha...e, lá ao longe o mar que se espraia na areia com o seu murmúrio tão sussurrante...Que país tão lindo e diversificado que nós temos, não acham? Será esta a razão de termos tantos e tão bons Poetas?
Um beijinho amigo da colega
lena m. serrador
Moinhos nos Salgados
8 de maio de 2008
Palestra 60 + no IPL
O tema foi " Relações inter-pessoais e Famílias: desafios e interrogações ". Apresentação pela Dra. Graça Seco. Presentes, colegas do Teclar, da Academia e Cultura, alunos do IPL e mais pessoas ligadas ao Projecto.
Entregaram um certificado de participação, assinado pela Dra. Isabel Varregoso e oferta de uma pasta com bloco para registos. Os assuntos foram diversos relacionados com o tema. Houve várias intervenções com os participantes.
Achei muito interessante e bastante elucidativo, relatando experiências de vida entre gerações, sendo exibido algumas imagens em vídeo.
Não posso esquecer de dizer que, no início da palestra se fizeram sa apresentações das pessoas que estão a colaborar e a realizar este projecto que de certeza irão atingir seus objectivos.
Para terminar, aqui fica uma frase que surgiu num diapositivo e acho uma autêntica realidade:
" Nenhuma família pode pendurar um letreiro à porta a dizer: Aqui não há problemas ".
Um abraço da colega.
Margarida
7 de maio de 2008
No passado Domingo Dia da Mãe houve na aldeia onde nasceu o meu marido a festa da flor. A festa já começou no sábado com um jantar e um baile na Casa da Sociedade Filarmónica.No Domingo houve uma procissão a Nª. Sª. de Fátima, uma quermesse onde só vendiam flores e no final um concerto pela Banda Filarmónica.Foi muito bonito pois mantêm as tradições antigas, as colchas nas janelas quando passa a procissão, e achei engraçado pois o andor é levado só por mulheres.
Photo Story
Hoje segui os passos todos que a Joana ensinou até à gravação de voz. Não consegui gravar.
Fiquei completamente frustada pois como estava a correr tão bem pensei que conseguia.
Certamente não faço tudo bem.
6 de maio de 2008
Não consegui!!!

Enfim!!! Parecia simples quando a Joana nos explicou, mas, em casa, sem ajuda, seguindo os apontamentos , torna-se difícil! Eu, por mim, desisto de instalar tal programa, pois acho que podemos fazer o mesmo, quase, no Powerpoint.
Mas como nem tudo são tristezas, eu, ao elaborar um power point, e experimentando num lado e noutro, fiz mais uma descoberta! Já consigo colocar movimento nos slides!!! Mas não consigo colocar a música nos slides todos, apenas fica no primeiro. Cliquei, cliquei... experimentei... mas nada!
Deve ser fácil,e pelo que eu faço, falta pouco para conseguir, mas o certo é que não chego lá!!!!
Paciência! Talvez alguma vez consiga!!!
4 de maio de 2008
É impossível clonar uma Mãe.
É mais que uma pessoa...
É uma existência beneficiada.
Mãe é alguém capaz de libertar-se de si mesma, de abrir mão de suas posses... de sair do centro das cenas da vida... sómente para dar lugar ao filho.
Mãe, um exemplo pessoal de renúncia...
Pois sabe isso de experiência própria...
Mãe, um ser inclonável... Pois tudo que a clonagem consegue é reproduzir suas faces e seus gestos de Mulher...
Mãe não é copiativa...Pois não se clona amor...
Não se clona altruismo, renúncia...
Não se clona esperança, alegria...
Não se clona valores éticos e espirituais, que fazem do homem um ser capaz de conhecer a verdade, amar a Deus e buscar a vida eterna.
Peço desculpa por ter o título repetido, coisas que sucedem, mas !!!
2 de maio de 2008
A nossa Nazaré
Instalar o Photo Story

Instalar o Photo Story / Fazer o download
Espero que consigam!
Boa sorte e boas experiências
E...agora a paliçada...
E, como vêem aí está uma das paliçadas que vos falei ... é na verdade surpreendente... mas é "vêr para crer"...
Já os convenci à visita?
Aproveitem o BOM TEMPO... tá bem?
Aquele abraço
amiga e colega
lena m. serrador
Divulgação das palestras do 60+ em Maio

Durante o mês de Maio, o Programa 60+, do IPL vai organizar diversas palestras:
7 Maio, 17h30 - Auditório 2 da ESEL
"Relações Interpessoais e Família(s): desafios e interrogações..."
Dr.ª Graça Seco
21 Maio, 18h - Auditório 2 da ESEL
"A institucionalização de pessoas idosas: entre a solidão e a humanização"
Dr.ª Luisa Pimentel
28 Maio, 17h30 - Auditório 1 da ESEL
"Educação ao longo da vida e Multiculturalidade"
Dr. Eduardo Fonseca
Todos os Crescidos do Projecto Teclar estão convidados a comparecer!